Olá pessoal! Quem acompanha nosso blog e redes sociais já deve estar familiarizado com a prova do Step 1, por isso, hoje vamos entender melhor como funciona a prova do Step 2 CK, respondendo algumas perguntas!

  1. Como é aplicada?

O Step 2 é uma prova múltipla escolha, realizada pelo computador em Centros de Teste da Prometric pelo mundo.

  1. Quantas questões tem a prova?

O exame é dividido em 8 grupos de questões. A quantidade de perguntas em cada bloco pode variar, mas não passa de 40, assim como o número total de questões da prova não excede 318.

  1. Quanto tempo dura?

A prova dura 9 horas, incluindo um break de 45 minutos e um tutorial inicial de 15 minutos. Cada bloco de questões deve ser respondido dentro de uma hora. Caso você responda as questões em menos tempo ou pule o tutorial inicial, todo tempo remanescente será adicionado ao tempo total de break.

  1. Como é feita a pontuação?

Sua nota do Step CK pode ir de 1 a 300, sendo que a pontuação mínima é de 209. Quanto maior a nota, maior a chance de seu resultado ser um ponto positivo para a sua application e, consequentemente, para ter sucesso no Match.

  1. Quanto custa?

Os estudantes que se formam nos EUA devem pagar US$605, já os IMGs (International Medical Graduates) devem pagar US$850.

  1. Qual o conteúdo cobrado?

O Step 2 CK avalia os principais conceitos clínicos dos diferentes órgãos e sistemas aplicados em áreas como Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria. Você também deverá interpretar literatura médica e demonstrar seu conhecimento em Bioestatística e Epidemiologia, além do seu profissionalismo e segurança em contato com os pacientes.

  1. Quais são os tipos de questões?

Existem dois formatos principais para avaliação:

a. Single-item Question

Esse tipo de questão consiste em um enunciado e pergunta seguido de entre 3 e 26 alternativas em ordem alfabética ou lógica. Você deverá selecionar a melhor resposta para a pergunta. Enquanto algumas opções podem estar parcialmente corretas, apenas uma é a melhor.

b. Sequential-item Sets

Um único enunciado focado no paciente deverá ser usado para responder 2 ou 3 questões. Cada pergunta testará um conhecimento diferente e deverá ser respondida em ordem. Assim que responder a primeira, você deve clicar em “Proceed to Next Item” e não poderá voltar à questão anterior para alterar sua resposta. Assim como nas Single-item questions, você deve escolher a melhor opção entre as alternativas.

  1. Como me preparo para essa prova?

Apesar de muitos estudantes se sentirem mais confortáveis com o conteúdo cobrado nesta prova, assim como o Step 1, ela requer preparo. A revisão dos assuntos e o treino através de simulados e bancos de questões é imprescindível para garantir bons resultados e seguir o processo com tranquilidade! Muitas pessoas acreditam que uma boa nota no Step 2 CK pode compensar um desempenho médio no Step 1, dependendo dos programas para os quais você deseja aplicar, claro!

E aí, todas as suas perguntas foram respondidas? Se tiver mais dúvidas sobre essa etapa do seu caminho até a residência médica nos EUA, entre em contato conosco através do Instagram! Estamos sempre disponíveis para esclarecer e guiar nossos alunos! E não esqueça de ficar de olho nas nossas redes sociais para mais conteúdo sobre o Step 2 CK!