Oi pessoal! Hoje, dando continuidade à série de posts sobre as especializações nos Estados Unidos, vamos falar de Cirurgia Plástica!
O Cirurgião Plástico realiza procedimentos a fim de reparar e reconstruir estruturas corporais tanto por motivos estéticos quanto de saúde – como no caso de má-formação congênita ou acidentes, por exemplo. Se você tem o sonho de seguir na carreira de Cirurgião Plástico, preste atenção nas particularidades dessa área.

Apesar do número de vagas em programas de residência ter aumentado nos últimos anos, a quantidade de IMGs aprovados não seguiu essa tendência. Um dos motivos é o fato de apenas 8% dos programas entrevistarem IMGs com frequência. Quando estiver selecionando os programas para que deseja aplicar, procure saber quais são os mais amigáveis para IMGs e ter, também, outras opções de especializações pelas quais você se interessa.

Para se tornar um Cirurgião Plástico nos EUA você pode seguir dois caminhos: fazer um Integrated Program ou um Independent Program.
O Integrated Program dura em torno de 6 anos, que incluem treinamento em cirurgia geral e um ano de pesquisa. Já o Independent Program, que dura 3 anos, é destinado àqueles que já completaram satisfatoriamente uma residência em áreas como otorrinolaringologia, cirurgia geral, neurocirurgia e cirurgia oral e maxilofacial. A segunda pode ser interessante caso você não tenha se decidido pela Cirurgia Plástica antes de começar a residência!

Subespecializações podem somar mais um ano ao tempo de formação e treinamento.
Os critérios de seleção para os Programas Integrados e Independentes são, em geral, os mesmos. Há pequenas diferenças quando são analisadas as applications dos mais recentes IMGs residentes – os residentes de Programas Independente costumam ter notas mais altas no Step 1, enquanto aqueles que escolheram o caminho Integrado têm mais experiência em pesquisa:

Integrated Programs
• Pesquisa: metade dos residentes tem, pelo menos, 3 anos de experiência em pesquisa. Quase 2/3 tem 10 ou mais publicações.
• USMLE: 2/3 fizeram entre 231 e 250 pontos. 1/3 fez entre 190 e 230

Independent Programs
• Pesquisa: todos têm 1 ou 2 anos de pesquisa e entre 3 e 5 publicações.
• USMLE: todos pontuaram acima de 241

Além destes, os avaliadores também citam as cartas de recomendação na área como um fator decisivo para a seleção e entrevista! E vale lembrar que, neste caso, ter participado de pesquisas fora da área já vale muito e demonstra seu interesse na academia!

Durante o treinamento, o residente pode ganhar em torno de U$58.036,00 no primeiro ano e U$74.926,00 no sétimo ano. Já a média salarial nacional para o Cirurgião Plástico é de U$438.211,00 ao ano.

O processo para se tornar um profissional de uma das 10 áreas mais bem pagas da medicina é longo, mas esse objetivo pode ser alcançado com muito estudo e apoio! Para te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga na Residência em Cirurgia Plástica, a MBSA oferece cursos preparatórios para as provas do USMLE, que incluem material didático, mais de 500 horas de aula, simulados, homeworks e mentorias individuais e personalizadas, além de te inserir em uma rede de apoio formada por alunos e ex-alunos que estão passando ou já passaram pelo mesmo processo que você! Para saber mais sobre os cursos, entre em contato pelo direct do instagram! Estamos te esperando lá!

Share This
%d blogueiros gostam disto: