Olá, pessoal! Hoje vamos conhecer o processo de revalidação de diploma médico de mais um país! Desta vez, a Austrália!

A população australiana conta com o Medicare, sistema público de saúde que também contempla cidadão neozelandeses e residentes permanentes na Austrália. O serviço cobre todos os custos dos serviços hospitalares públicos e alguns custos de outros serviços de saúde como fisioterapia e serviços odontológicos. Apesar disso, parte da população contrata seguros privados que cobrem serviços não englobados no sistema público.

Os hospitais e serviços médicos australianos são reconhecidos e têm classificação elevada internacionalmente. Segundo um estudo da Commonwealth Fund, que avaliou 11 sistemas de saúde no mundo, o Medicare ficou atrás apenas do Reino Unido.

O médico que atuar na Austrália pode esperar receber, em média, entre AU$6500 e AU$250000, a depender do tempo de formação, especialização e localização. Além disso, uma vez que a semana de trabalho no país é de 38 horas, as horas trabalhadas acima deste período ou em feriados e fins de semana são pagas como horas extras.

A Austrália acolhe e emprega grande quantidade de médicos nascidos e formados internacionalmente e, se você planeja fazer parte desse grupo de profissionais, fique atento aos possíveis caminhos para exercer a profissão no país.

Para definir o caminho que deve seguir, você pode consultar o site do Medical Board of Australia, que oferece uma árvore de decisão, te levando a um dos tipos de revalidação a seguir:

Competent Authority Pathway – Caminho da Autoridade Competente

Este caminho é destinado a especialistas e não-especialistas treinados no exterior, que tenham sido aprovados em exames de revalidação reconhecidos pela Austrália – como o USMLE e o PLAB – ou concluído treinamento através de uma autoridade competente reconhecida pelo Conselho Médico da Austrália.

Além disso, é necessário um período de 1 ano de experiência supervisionada na Austrália após a aprovação e o candidato deve ter uma oferta de emprego antes de dar entrada no processo, que começa com a inscrição diretamente no Conselho Médico da Austrália (AMC).

Specialist Pathway – Caminho do Especialista

Os especialistas que desejam reconhecer sua formação na Austrália devem seguir este caminho, incluindo aqueles que têm uma oferta de emprego para uma área de necessidade no país.

Para iniciar o processo do reconhecimento, os candidatos devem entrar em contato diretamente com a faculdade de medicina especializada na área de atuação.

Standard Pathway – Caminho Padrão

Este é o caminho que deve ser seguido por todos aqueles que têm qualificação primária em medicina e cirurgia (concedida por uma instituição de treinamento reconhecida pelo Conselho Médico Australiano e pelo Diretório Mundial de Escolas Médicas) e não se encaixam no Specialist Pathway ou no Competent Authority Pathway.

Neste caso, o candidato também se inscreve diretamente no AMC e deve, também, ser aprovado no CAT MCQ e no Exame Clínico do AMC. Além disso, assim como no Caminho da Autoridade Competente, é imprescindível completar 12 meses de prática supervisionada e garantir uma oferta de emprego.

Os exames necessários funcionam da seguinte forma:

O CAT (Computer Adaptive Test) MCQ (Multiple Choice Question) é um exame múltipla escolha, realizado online na Austrália ou em um local de teste internacional. A prova dura 3 horas e meia e consiste em 150 questões, cada uma com 5 alternativas, dentre as quais só uma está correta. Todas as questões devem ser respondidas para que o teste seja validade, incluindo 30 questões piloto não sinalizadas.

Os temas incluem Medicina, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Mental e Saúde da População.

Já o Exame Clínico consiste em 16 estações multidisciplinares, onde são avaliadas as habilidades clínicas em Medicina, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria, além das habilidades de comunicação do candidato.

O teste costuma acontecer presencialmente, porém, com a pandemia, se fez necessária a realização online.

Profissionais trabalhando em hospitais credenciados ao AMC podem substituir este teste por uma avaliação baseada no seu desempenho dentro do local de trabalho.

E aí, já sabe qual caminho é o melhor para você? Entre em contato conosco através do Instagram para tirarmos suas dúvidas e traçarmos um plano para sua mudança de carreira! Estamos te esperando!

Share This
%d blogueiros gostam disto: