Oi pessoal!

Trocar de país, mas sem deixar de exercer a profissão que escolheu é sempre um desafio. Embora seja desejo da maioria das pessoas que migram, envolve algumas burocracias.

Você já pensou em ser médico em Israel? O sistema de saúde de lá está entre os melhores do mundo, mas é preciso se preparar antes de começar a arrumar as malas. Se você já está formado e quer revalidar seu diploma, vem conhecer como funciona para migrar para a “Terra Santa”.

 

Saúde em Israel

Embora seja público, o sistema de saúde israelense funciona de forma parecida a uma parceria público-privada. Existem quatro grandes “convênios de saúde” e dezenas de hospitais a disposição de todos os cidadãos e residentes permanentes de Israel. Estas unidades de saúde são licenciadas e financiadas pelo governo através de impostos.

Todo cidadão israelense é obrigado por lei a adquirir um plano. Em contrapartida, todos têm acesso a um plano básico de saúde e também a uma cesta de medicamentos. Os serviços e remédios ofertados são definidos anualmente pelo Ministério da Saúde. Remédios recém-lançados contra o câncer e aparelhos auditivos estão entre os que são ofertados pelo sistema.

 

Como funcionam os atendimentos

O sistema de saúde israelense figurou entre os 10 primeiros colocados do ranking da revista Bloomberg, de 2014. Especialistas avaliaram a eficiência dos sistemas de saúde de 51 países, colocando o país do Oriente Médio em sétimo lugar.

Em Israel, serviços básicos de saúde são de fácil acesso. Visitar médicos especialistas ou mesmo realizar exames como de sangue ou radiografia é rápido, mas talvez seja preciso esperar um pouco para exames mais avançados, como ressonância magnética. Ainda assim, vale a espera, pela garantia de aparelhos modernos e em excelentes condições.

Os hospitais públicos de lá seguem padrões de qualidade semelhantes aos dos hospitais privados daqui. Vale lembrar que Israel está na vanguarda da pesquisa científica em diversas áreas da Medicina, com destaque para Oncologia.

 

Validando o diploma

Médicos que já exercem a profissão ou médicos que concluíram a faculdade e o estágio, mas ainda não atuam na área, podem iniciar o processo de validação do diploma de medicina em Israel. Contudo, a universidade e a instituição de estágio precisam ter reconhecimento internacional.

Caso você já tenha sido aprovado em todas as etapas dos exames da USMLE, pode solicitar a dispensa do exame de licenciamento em Medicina. Isso porque o governo israelense reconhece a validade do processo de licenciamento dos Estados Unidos.

Já para quem não tem essa licença em mãos, pode iniciar o processo do próprio Ministério da Saúde de Israel.

 

Etapas para validação

 

– Envio de pedido de exame de licenciamento
– Realização do exame
– Recebimento de autorização temporária
– Pedido de licença permanente

O primeiro passo é enviar um pedido de exame de licenciamento, que deve ser encaminhado por carta ao Departamento de Licenciamento de Profissões Médicas do Ministério da Saúde. No site, tem o endereço completo em hebraico e uma lista de documentos que devem ser enviados em anexo. Devem ser feitas cópias autenticadas por um notário licenciado em Israel, no idioma original e traduzidos para o hebraico, por um tradutor qualificado em Israel.

Depois da validação dos documentos, o profissional é encaminhado para a realização do exame em si. Um formulário de inscrição é encaminhado, com informações sobre a data do exame, local de prova e resultados, pela União Médica de Israel.

Ao ser aprovado, o médico recebe uma notificação de autorização temporária para a prática da medicina em Israel por um ano. Contudo, é preciso pagar uma taxa (confira no site a tabela de preços).

Para obter a autorização permanente, é preciso trabalhar 12 meses consecutivos em Israel e receber uma avaliação profissional positiva de um médico especialista local, dizendo que cumpriu com sucesso os requisitos legais e regulamentares. Essa avaliação deve ser encaminhada, juntamente com a licença temporária e o pedido de licença permanente em si, ao Departamento de Licenciamento de Profissões Médicas. Os aprovados recebem o valor da taxa da licença permanente pelo correio para efetuar o pagamento.

Israel parece um bom destino para você? Então venha tirar suas dúvidas conosco! Mande um direct no Instagram e fique de olho em nossas redes sociais. Juntos, podemos mudar sua carreira!

Share This
%d blogueiros gostam disto: