Durante o preparo para a residência médica nos EUA, devemos nos atentar para vários fatores cruciais para um Match de sucesso. Entre eles está a experiência clínica no país! Já falamos sobre os diferentes tipos de estágio dos quais um IMG pode participar, então, hoje, vamos contar o que esperar de um dia típico durante as Clerkships!

Seus horários vão depender do tipo de rotation – áreas como Cirurgia Geral podem exigir que você entre mais cedo, por exemplo, assim como rotações in-patient (em que se trabalha com pacientes hospitalizados) costumam ser mais longas do que rotações out-patient (pacientes com horário marcado, que não ficarão no hospital após o atendimento).

No geral, se seu trabalho começa um pouco mais tarde, uma boa pedida é aproveitar o tempo extra para estudar para os próximos Steps e para cuidar de si!

Chegando ao Hospital, você começará o acompanhamento dos pacientes que forem designados a você – em torno de quatro, na maioria dos casos. Para isso, você ouvirá a equipe da noite para saber de quaisquer eventos que tenham ocorrido enquanto você e a equipe da qual você faz parte estiveram longe. Além disso, você visitará os pacientes e pode precisar reunir dados de diagnósticos e resultados de exames. Todo esse processo culminará nas suas anotações, imprescindíveis para os Rounds.

Durante os Rounds, toda a equipe (composta por médicos, interns, residentes e enfermeiros) visita os pacientes e discute diagnósticos e tratamentos. Sua função é atualizar a equipe do estado do paciente (lembra das suas anotações? ;)) e, com essas informações, propor um tratamento. Também é uma oportunidade para demonstrar seus conhecimentos clínicos!

Em seguida, as pendências discutidas nos Rounds serão delegadas – você provavelmente ficará encarregado de analisar exames, obter histórico médico de outras instituições e realizar trabalhos mais administrativos.

Apesar de poder acontecer a qualquer momento do dia, é comum que você participe de lectures ou até apresente casos para discussão durante o almoço. Além destes momentos de aprendizado, as clerkships também incluem alguns “períodos teóricos”, que farão parte do seu schedule e podem ser ministrados por outros profissionais da sua equipe.

Durante a tarde você dará continuidade às tarefas que te forem passadas e ficará disponível para dar assistência a outros profissionais quando necessário. Esse momento também pode ser aproveitado para dar continuidade aos estudos!

Quando a equipe da noite chegar, você atualizará os profissionais dos eventos do dia e, caso seu turno acabe mais tarde, seguirá com a equipe nos cuidados com os pacientes.

Se seu turno acabou mais cedo, aproveite o tempo em casa para estudar, descansar e se preparar para o próximo dia!

Sua rotina dependerá de muitos fatores, até mesmo da localização do hospital. Com isso em mente, é importante pensar nas instituições nas quais deseja realizar seu estágio. Além dos textos no blog, nossos alunos contam com acompanhamento personalizado em cada etapa do processo de obtenção da licença médica americana! Entre em contato conosco pelo Instagram para tirar suas dúvidas sobre os cursos que oferecemos e as possibilidades de estágio que existem nos EUA!