Olá, pessoal!

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a revalidação médica em Portugal. Desta vez, focando na revalidação da Especialidade!

Se você já possui formação completa e especialização, com certeza deseja realizar o mínimo possível de provas ao se mudar para um novo país, por isso, é importante se atentar a todos os requisitos para uma revalidação completa e de sucesso.

O primeiro passo a ser cumprido é o de revalidação do diploma, sobre o qual já falamos aqui no blog. Em seguida, você deverá reunir uma série de documentos a serem enviados para o Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos correspondente à sua especialização, que é o órgão responsável pelo reconhecimento do seu título:

  • Documentos que comprovam sua formação no Brasil: Diploma Médico, Diploma de Residência e Declaração do CRM de inscrição como Especialista.
  • Documentos que comprovam sua habilitação para ser Médico em Portugal: Certidão de Equivalência do Diploma em Portugal, Comprovante da inscrição na Ordem dos Médicos de Portugal.
  • Por último, o documento mais importante, o Memorial Curricular!

O Memorial Curricular é um currículo descritivo detalhando sua experiência acadêmica e profissional. Cada especialidade médica tem suas próprias orientações sobre a forma como este deve ser feito, mas, em geral, ele deve garantir que sua formação na especialidade corresponde à formação de um especialista na mesma área, em Portugal.

Quando mais tempo de residência e mais subespecializações você tiver, mais fácil será para aproximar os currículos, uma vez que os treinamentos costumam ter maior duração em Portugal do que no Brasil.

Caso sua formação seja muito discrepante daquela de um especialista português, seja por carga horária ou currículo, você poderá ser reprovado imediatamente. Porém, se houverem apenas algumas diferenças entre elas, poderá ser exigido que você complemente sua experiência através de exames, estágios ou outra formação.

O cenário ideal, claro, é o da aprovação imediata, que ocorre quando carga horária e currículo são muito semelhantes ou quando o profissional tem experiência e atuação profissional notável no Brasil (ou país de formação)

Para saber mais sobre a revalidação da especialidade médica em Portugal, fique ligado no nosso instagram! A live sobre o assunto está disponível na íntegra no nosso IGTV!

Estamos te esperando no direct para tirar suas dúvidas sobre o processo e te acompanhar nessa jornada!