[:pb]Quando a gente entra em contato pela primeira vez com o conteúdo que será exigido nas provas do USMLE, é comum se assustar e não saber por onde começar. Para a maioria, o caminho é mais fácil com alguém direcionando os estudos e ajudando nas etapas necessárias. Mas existe candidato que prefere estudar sozinho.

Se você é um desses e está atrás de algum direcionamento para começar sua jornada, aqui vão algumas dicas que damos para nossos alunos: escolha seu material de estudo e se concentre nele. Existem muitas opções na internet, mas sair pegando tudo só vai desviar sua atenção. Eleja um livro de texto de cada matéria e o First Aid, que é a principal referência de conteúdo para cada um dos Steps. Diversificar muito vai tomar mais tempo de estudo e não necessariamente vai te fazer reter mais conteúdo.

Para os temas principais temos algumas sugestões de bibliografia, mas fique à vontade para escolher outras:

Crush Step 1: livro resumido, mas que deve ser usado como acompanhamento para o First Aid. Normalmente, o que o First Aid não explica claramente (i.e. processos fisiopatológicos, o Crush dá uma boa sedimentada). A grande vantagem é ter tudo em um só livro. Com certeza vale a pena o investimento.
Physiology 6th Edition – Linda S. Costanzo: Sem mais, na minha opinião o melhor livro de Fisiologia no mercado. Se a sua base de Fisiologia é fraca, vale muito a pena sentar e rever o conteúdo desse livro. Se a sua base é forte, a Linda tem um livro resumido na série BRS que dá para rever o conteúdo mais high yield.
Rapid Review Pathology e Rapid Review Biochemistry – Edward Goljan – para mim, o Goljan foi o melhor instrutor de Step 1 que já existiu. Além de ter um sólido entendimento de Patologia, o Goljan arrasa na Bioquímica e na Fisio. Na minha opinião, o melhor livro de resumo de Patologia no mercado é dele. Além disso, ele tem também um livro de resumo de Bioquímica, que é excelente para a parte de metabolismo.
Pathoma: Para revisão do que é high yield de Patology, o Pathoma é essencial. Claro, conciso, com certeza vale a pena.
Clinical Microbiology Made Ridiculously Simple: Eu costumo dizer que tudo que você precisa saber de Microbiologia está no First Aid e nas questões que você vai fazer. É essencial resolver muitas e muitas questões. No entanto, alguns alunos gostam de estudar por algum livro de referência. Esse é um livro muito bom, que serve como uma boa base para aqueles que querem iniciar o estudo da matéria.
Pharmacology Katzung Roadmap for Residency: este é um livro resumido que complementa bem o conteúdo que tem no First Aid.

Além disso, é essencial escolher um banco de questões para já comecar a se familiarizar com o estilo boards. As questões dos Steps são bem diferentes daquelas que estamos acostumados a resolver no Brasil, por isso, acho essencial, desde o início, estudar o conteúdo fazendo questões. Muitos alunos preferem estudar toda a matéria para, depois, começar a resolver questões. Não considero esta a forma mais eficiente de otimizar o seu tempo. Quando você aprende resolvendo questões (as utilizando como parte da sua metodolgia de aprendizado), você retém mais o conteúdo estudado. E essa é uma parte fundamental desse processo. Além do Uworld, que os alunos da Medical Boards Study Academy resolvem duas vezes, nós recomendamos a introdução de um segundo (USMLERx) e de um terceito banco de questões para realmente ajudar no aprendizado.

Bom, definidas suas fontes de estudo, o ideal é lidar com o processo de aprendizagem como se estivesse matriculado em um curso: defina o melhor local, horário e forma de estudar e se comprometa com isso. Tenha hora pra começar e terminar e evite interrupções. (Vale até desligar o celular e avisar à família e amigos que está se preparando para um teste.)

Outra coisa super importante: não se imponha metas inatingíveis. Estabeleça um cronograma possível de ser realizado, respeitando sua rotina. Metas não realistas criam ansiedade e medo de falhar. Escrever uma lista de tópicos e o que você espera estudar de cada um deles é um bom começo. Quanto maior o seu foco, melhor.

E por fim, e não menos importante, seja razoável com você mesmo. Vá com calma: ninguém aprende tudo da primeira vez. Aprenda a reforçar o aprendizado. A primeira vez que ler um tema, preste bastante atenção e tente fazer associações para reter o conceito básico, mas saiba que precisará voltar a ele muitas vezes. Você esquece quase 80% do que aprendeu em 1-2 dias, se não reforçar o aprendizado. Então, se programe para rever o material. Assim, você reforça a memória e cria novas conexões em cima dos conceitos básicos que aprendeu. Para isso, os flashcards do Anki ajudam muito.

Lembre-se de que o objetivo dos exames é saber se você consegue usar as informações de forma clínica, em cenários diferentes, portanto, não adianta apenas memorizar as informações. É como repetimos sempre: para internalizar um conceito médico e os possíveis caminhos para resolver uma questão é preciso treino. Muito treino. Se tiver qualquer duvida, entre em contato com a gente. Estamos aqui para ajudar. Boa jornada.

Um abraço,
Juliana Soares Linn
[:]