[:pb]Todo mundo que deseja exercer medicina nos Estados Unidos começa com o mesmo desafio: passar nas provas do United States Medical Licensing Examination (USMLE), o exame oficial para obter a licença médica americana. Se você já começou a se informar, sabe que o USMLE é dividido em três etapas ou, como eles chamam, Step 1, Step 2 CK & CS e Step 3. Mais do que medir o conhecimento teórico, o exame avalia se o candidato é capaz de aplicar conhecimento científico, conceitos e habilidades em um cenário clínico.

O medical boards não é difícil, mas exige muita organização e determinação, pois o seu conteúdo pode ser desafiador. O Step 1 é uma prova para testar seus conhecimentos sobre as Ciências Básicas, ou seja, aquelas matérias que você vê nos primeiros anos de faculdade: Patologia, Farmacologia, Fisio, Bioquímica, Anatomia e por aí vai… Pela minha experiência pessoal, e como professora, eu recomendo um período de preparação que pode durar de 6 meses até 1 ano. Menos do que isso você corre o risco de não conseguir um score alto e muito mais também não é ideal, pois você acaba esquecendo o conteúdo aprendido. Muitos programas de residência médica acabam usando o score do Step 1 como filtro na seleção de candidatos, então o resultado dessa prova acaba pesando bastante para algumas especialidades mais concorridas.

Nesse período é muito importante cumprir um cronograma de estudos, para aproveitar seu tempo de maneira eficiente. Se preparar para um exame dessa complexidade é como se preparar para uma maratona. E, como toda a maratona, necessita de treino diário, endurance e do sprint final, aquela fase de revisão do conteúdo, que pode te exigir de 8 até 12 horas de estudo por dia.

Se você está interessado em prestar o Step 1 do USMLE e sente que precisa de orientação, vem com a gente! Temos uma turma intensiva começando, agora, em maio. Além de trabalharmos todo o conteúdo teórico com muitas (mas muitas!) questões, elaboramos um plano de estudo personalizado para cada aluno que leva em conta seus pontos fortes, fracos e, principalmente, a sua vida pessoal (trabalho, faculdade, família, esporte). Entre em contato conosco![:]