[:pb]Ontem foi aberto o período de inscrições para os programas de residência médica nos Estados Unidos. De acordo com o National Resident Matching Program® (NRMP®), 58,8% dos graduados em medicina internacional (IMGs) que participaram do Match 2019 conseguiram uma posição de residência no primeiro ano. Se você quer fazer parte da estatística dos próximos anos, vale lembrar de alguns pontos importantes:

1 – O processo de solicitação é bem minucioso e cheio de detalhes que podem fazer a diferença entre ser ou não aprovado. Os especialistas do ECFMG prepararam um passo a passo que vale ser visitado over and over again.
Check the U.S. Residency Application Process

2 – A gente já falou por aqui da importância de fazer um bom Personal Statement. Escolher as palavras certas para mostrar quem você é e porque está aplicando para determinado programa é o que vai te diferenciar dos outros candidatos. Falar sobre sua paixão pela medicina e pela área que escolheu é sempre mandatório, mas se você quer saber um pouquinho mais, clique aqui.

3- Outra coisa que conta a seu favor são as cartas de recomendação. Os programas de residência têm um número limitado de entrevistados. Boas cartas de recomendação podem ser decisivas para incluir você na lista de candidatos. Aqui conta muito se você fez algum estágio nos EUA, pois os programas esperam que profissionais que tenham acompanhado sua performance possam falar a seu favor. Quer aprofundar nesse assunto? Só mais um clique.

4 – Saiba escolher os programas a que vai se candidatar. Candidatos estrangeiros costumam aplicar para 60 a 100 programas. (Isso mesmo, você não leu errado!). Pesquise para saber quais são as melhores opções para o seu perfil . Existem alguns bancos de dados que podem te ajudar nesse caminho:

FREIDA™ – The American Medical Association (AMA) Residency & Fellowship Database

Residency Explorer – American Association of Medical Colleges (AAMC)

Residency Directory – American Academy of Family Physicians (AAFP)

Interactive Internal Medicine Residency Database – American College of Physicians (ACP)

5 – Enfim, considere os fatos. A AAMC (Association of Amenrican Medical Colleges) publicou informações que podem te ajudar a tomar uma posição estratégica na hora de selecionar os programas e especialidades a que vai concorrer. Quer ver?

Fique ligado! Aqui no blog tem sempre informações que achamos que serão úteis na sua jornada.

BOA SORTE e até a próxima,
Juliana Soares Linn.
[:]