[:pb]Todo mundo que decide revalidar ou conseguir um diploma médico nos Estados Unidos começa do mesmo ponto: estudar para a prova do Step 1 do USMLE – United States Medical Licensing Examination. Seja de forma solo ou se inscrevendo em um curso, existem alguns DO’s & DON’Ts que vão te ajudar a aproveitar mais o tempo disponível e ser mais eficaz nos resultados.

DO’s:
1. Já indicamos uma bibliografia básica em outra ocasião e mantemos nossa dica: A bíblia do Step 1 é o First Aid! Estude pela edição mais recente, pois sempre fazem atualizações. Veja e reveja cada assunto. Tudo que está ali pode ser questão de prova.
2. Comece cedo. Se você já terminou o ciclo básico da faculdade, está mais do que na hora!
3. Outra ferramenta importante: UWORLD. Esse banco de questões vai te ajudar a ter uma ideia do seu desenvolvimento. Use e abuse das explicações que a ferramenta disponibiliza. Não importa se acertou a questão, sempre tem algum conceito abordado que pode ser importante para você.
4. Defina o melhor local, horário e forma de estudar e se comprometa com isso. Tenha hora pra começar e terminar e evite interrupções.
5. Se programe para rever o material. Você esquece quase 80% do que aprendeu em 1-2 dias, se não reforçar o aprendizado. Assim, você estimula a memória e cria novas conexões em cima dos conceitos básicos. Para isso, os flashcards do Anki ajudam muito.

DON’Ts:
1. Não caia na armadilha de pegar todo o material que achar disponível na internet, isso só vai desviar sua atenção. Eleja um livro de texto de cada matéria e o First Aid. Diversificar muito vai tomar mais tempo de estudo e não necessariamente vai te fazer reter mais conteúdo.
2. Não deixe para resolver as questões apenas no final. Quando você aprende resolvendo questões, retém mais o conteúdo. Além do Uworld, nós recomendamos também o banco do USMLERx.
3. Não se imponha metas inatingíveis. Metas não realistas criam ansiedade e medo de falhar.
4. Não estabeleça um cronograma impossível de ser realizado. Respeite sua rotina. Acredito que sejam necessários de 6 a 12 meses de estudo dirigido para que o aluno possa conseguir um resultado satisfatório no Step 1.

A prova do Step 1 trata dos assuntos do Ciclo Básico: Patologia, Fisiologia e Farmaco são os assuntos mais cobrados, seguidos de Bioquímica, Anatomia, Neuroanatomia, Embriologia, Histologia, Microbiologia, Ciência do Comportamento, Imunologia, Genética, Bioestatística e Biologia Molecular.

Se você chegou até aqui provavelmente já deve estar familiarizado com todas as etapas do processo para a residência médica americana, mas caso esteja começando sua pesquisa, é importante lembrar de duas coisas: 1.Não se compare a ninguém. Respeite sua história. 2. Se precisar de ajuda, conte conosco!

Para mais informações sobre o processo de residência médica nos EUA, dê uma olhadinha nos outros artigos do blog. Você vai encontrar muita informação interessante.

Um abraço,
Juliana Soares Linn
[:]