Se você está ligado nas nossas redes sociais, já sabe que, desde o começo do mês, começamos a explicar melhor o processo de revalidação do diploma médico em Portugal e apresentar um pouco a vida do médico no país!

Uma das dúvidas que os brasileiros têm ao se mudar para fora com o intuito de exercer a medicina é se há, de fato, procura por profissionais. No caso de Portugal, vemos dois lados de um mesmo debate!

Enquanto muitas pessoas defendem a teoria da falta de médicos, outras alegam que o país forma muitos profissionais e que, na realidade, há um excesso. Esse argumento é sustentado pelos dados notificados pela Ordem dos Médicos, contudo, não é realista, já que os números correspondem à quantidade de médicos com licença, desconsiderando os que não são mais ativos ou, ainda, os que não vivem mais no país.

De fato, Portugal forma uma grande quantidade de médicos, porém, apesar da boa razão de médicos para mil habitantes, há uma má distribuição dos profissionais, que tem preferência por atuar no setor privado e nos grandes centros.  Desse modo, as cidades do interior e das regiões sul e leste sofrem com essa má distribuição em vista da carência de profissionais nestas áreas, que englobam a maioria das oportunidades de emprego.

Além da questão geográfica, certas especialidades sofrem ainda mais com a falta de profissionais em todo o país. Por vezes, é impossível encontrar ao menos um médico especialista em certa área, mesmo em grandes cidades. Entre essas especialidades estão Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia, Saúde Pública e Anestesiologia, por exemplo.

Para suprir a demanda das regiões mais necessitadas e por profissionais capacitados, o governo português vem buscando alternativas como a contratação de médicos estrangeiros. Aliás, o número de médicos brasileiros em Portugal vem crescendo nos últimos anos, especialmente devido à facilidade com a língua e à perspectiva de maior qualidade de vida, segurança e possibilidade de exercer a profissão também em outros países da Europa.

Se você tem o sonho de seguir a carreira médica em Portugal, a MBSA está aqui para te ajudar! A prova para revalidação do diploma acontece uma vez ao ano, e a próxima acontecerá em janeiro de 2021! Nosso curso preparatório está com as matrículas abertas, entre em contato conosco pelo Instagram para conhecer melhor o curso e fique ligado no blog e redes sociais para mais dicas e informações sobre a carreira médica em Portugal!

Share This
%d blogueiros gostam disto: