[:pb]Hi guys, por aqui sempre dedicamos um tempo para reunir informações sobre as especialidades consideradas “IMG friendly” nos Estados Unidos. De acordo com o National Resident Matching Program (NRMP), 58,8% dos International Medical Graduates que participaram do Match 2019 conseguiram uma posição de residência médica no primeiro ano. A especialidade de Patologia está entre as cinco com o maior percentual de vagas preenchidas por estudantes vindos de fora do país – ao lado Internal Medicine, Medicina da Família, Neurologia e Cirurgia.

Vista como uma especialidade voltada para o diagnóstico, a Patologia lida com as causas e a natureza das doenças. As carreiras podem variar entre o trabalho clínico (supervisão de procedimentos de testes em laboratório) e anatômico (investigação de doenças no corpo humano).

Para se tornar um patologista nos EUA, o candidato precisa de 4 anos de residência médica e mais um ou dois anos em subespecializações como Patologia Clínica, Patologia Forense, Citopatologia, Microbiologia Médica, Neuropatologia, Patologia Pediátrica, Imunopatologia, Hematopatologia, Medicina de transfusão/banco de sangue, Dermatopatologia e Patologia Genética Molecular.

A grande maioria dos residentes (80%) escolhe um programa combinado de Patologia Anatômica e Clínica, mas existem programas voltados exclusivamente para uma das especializações, com duração de três anos. O Conselho Americano de Patologia reconhece também outros tipos de formação como a combinação entre residência e pós-doutorado, para foco em pesquisa médico–científica ou a combinação da residência com neuropatologia. Após a formação, a média salarial gira em torno de US$300.000/ano.

Você pode obter informações detalhadas sobre o escopo dos programas de treinamento e de subespecialidades, número de vagas oferecidas e duração no site da FREIDA. Se decidir tentar uma vaga num programa americano, não perca tempo! O processo é longo e a preparação para os exames do USMLE já pode começar assim que você terminar o ciclo básico na sua universidade.

Navegando pelos outros artigos aqui no blog da MBSA você vai encontrar muitas informações sobre cada etapa da validação do diploma médico. Querendo bater um papo para tirar dúvidas ou se inscrever para a nova turma preparatória para o Step 1, clica aqui e entra em contato com a gente.

Um abraço virtual,

Até a próxima.
Juliana Soares Linn[:]

Share This
%d blogueiros gostam disto: