Oi pessoal!

Revalidar o diploma médico para outro país envolve muito mais do que fazer uma prova e passar. É transformar toda a sua vida e da sua família também. Por isso, é importante conhecer o país que será seu futuro lar.

Em Portugal, um dos principais atrativos é a qualidade de vida que o país oferece. Além da expectativa de vida de 81 anos, um dos destaques é o baixo custo de vida: está entre os mais baratos da União Europeia. Um casal consegue viver tranquilamente com 1,5 mil euros mensais, pagando contas, saindo para comer fora e mantendo uma vida social ativa. Claro, os custos em Lisboa são um pouco mais altos que no restante do país.

Educação, transporte e diversos outros serviços também tornam uma grande vantagem morar em Portugal. A educação pública é reconhecida por sua qualidade: a maioria dos estudantes do ensino básico estuda nas escolas públicas. As universidades públicas também são acessíveis e, geralmente, sobram vagas.

A segurança é outro fator que pesa muito na escolha da maioria dos imigrantes que escolhem o país. Portugal investe forte no sistema de segurança pública, tornando possível que a polícia atue de forma preventiva. Segundo o Global Peace Index 2021, o país é o quarto mais seguro do mundo atualmente – e está há anos entre os cinco primeiros colocados.

Para médicos, Portugal é o país mais fácil de obter a revalidação do diploma médico. Sem ter a necessidade de comprovar proficiência em português, o caminho fica ainda mais rápido. Não é necessário universidades com sponsor note do WDOMS, como é o caso dos EUA, por exemplo. O processo, embora com datas mais estabelecidas, conta com provas relativamente mais fáceis – quando você considera o USMLE, por exemplo.

Recentemente, Portugal reabriu as fronteiras para brasileiros, sem necessidade de quarentena. Agora, basta apresentar o resultado negativo do teste PCR ou antígeno. O teste molecular PCR deve ser emitido até 72 horas antes do embarque. Já o teste rápido de antígeno precisa ter no máximo 48 horas de antecedência. Até o momento, o país não definiu obrigatoriedade de vacina – ou seja, mesmo sem estar vacinado é possível entrar, desde que o resultado do teste seja negativo.

Você pode descobrir o passo a passo da revalidação do seu diploma neste post do Blog da Residência Médica no Exterior. Já neste outro post, você descobre como funciona a equivalência de Especialização.


Aproveite: até o dia 15/09, a MBSA está com desconto de 55% no curso Super Intensivo – Prova Teórica! Essa é a sua última chance de iniciar o processo de revalidação ainda em 2022 – depois, só a partir de 2023…

Share This