Desde o começo da pandemia da Covid-19, inúmeros eventos presenciais foram adiados, cancelados, ou ainda, transformados em versões online. Um exemplo disso são as provas das mais diversas instituições, que vêm exigindo inovação por parte das plataformas de aprendizado online, avaliadores, professores e, é claro, alunos.

Como você já deve saber, o Step 2 CS é um exame prático, realizado presencialmente nos EUA. Com as medidas de distanciamento e o fechamento de fronteiras entre vários países, essa etapa do USMLE não poderia deixar de sofrer alterações.

Em maio foi anunciada a suspensão do exame e a busca por alternativas que pudessem, de forma segura, medir todas as habilidades consideradas pelos avaliadores do Step 2 CS, como a proficiência na língua inglesa – fator de grande importância para os estrangeiros que buscam exercer a profissão nos Estados Unidos.

Apesar de nem todas as medidas estarem definidas e anunciadas no site do ECFMG (inclusive, eles recomendam que os candidatos fiquem atentos para quaisquer novas informações!), já sabemos que será necessário apresentar o certificado de proficiência em inglês.

O único exame aceito será o OET (Occupational English Test), prova direcionada aos profissionais da área da saúde e dividida em categorias (como Odontologia e Enfermagem) onde são combinados os conhecimentos da área escolhida com os conhecimentos da língua. No caso do USMLE, a prova a ser realizada é OET Medicine.

Até agora a prova está disponível para realização em 44 países – uma lista que não inclui o Brasil. Porém, segundo consta no site oficial, estão sendo feitos esforços para tornar a prova o mais internacional possível, especialmente através do novo OET@Home, a edição virtual da mesma prova, pensada para acomodar aqueles que fariam o exame no cenário atual.

A prova – tanto presencial quanto online – é composta por quatro “sub provas”: Listening (50 minutos), Reading (60 minutos), Writing (45 minutos) e Speaking (20 minutos). Durante toda a prova online o aluno será supervisionado e a etapa “speaking” acontecerá através de plataforma como Zoom. Webcam e microfone funcionando são indispensáveis!

O ECFMG aconselha que todos os candidatos façam suas provas assim que possível (o OET@Home estará disponível a partir de Setembro/2020), permitindo tempo hábil para que, em casos de reprovação, o exame seja repetido antes de 31 de Dezembro de 2020. Porém, caso o candidato não queira ou não esteja apto a participar do Match de 2021, a orientação é que não faça a prova, já que esta é uma medida ainda provisória e há planos para implementar um avaliação alternativa ao Step 2 CS mais duradoura.

Participando do Match 2021, ou não, você já percebeu que estar seguro nos seus conhecimentos e ter fluência na língua inglesa é importantíssimo para obter sucesso nessa jornada. Por isso, a MBSA tem tutores de inglês que podem te ajudar a aperfeiçoar sua comunicação e seu “inglês médico”! Entre em contato conosco através do Instagram para tirar suas dúvidas sobre as tutorias de inglês e se inscrever nas aulas!

Um abraço,
Até a próxima,
Juliana Soares Linn

Share This
%d blogueiros gostam disto: