Universidades italianas têm uma série de benefícios para quem deseja cursar Medicina
Você já pensou em fazer faculdade de Medicina na Itália?
Se está difícil ser aprovado no vestibular de Medicina, talvez seja a hora de buscar uma alternativa fora do Brasil.
Desde 2009, as universidades públicas italianas têm cursos de Medicina que são ministrados em inglês. Mais de 13 escolas médicas oferecem diplomas assim.
Com mensalidades que variam entre 200 e 4 mil euros por ano, ter um diploma médico se tornou mais fácil para quem está disposto a atravessar o Atlântico.
Confira 8 motivos para fazer faculdade de Medicina na Itália:
1. Vestibular
O processo seletivo é realizado através de uma única prova, o IMAT. Ele pode ser prestado em diversas cidades ao redor do mundo, incluindo em São Paulo. A prova é toda em inglês e custa apenas 120 euros.
2. Custo de vida
Em comparação com o restante da Europa ou até mesmo dos Estados Unidos, as universidades da Itália se sobressaem justamente por sua localização. Lá, os custos para um estudante são bem menores que nesses lugares: as despesas com moradia podem ficar na casa dos 600 euros mensais.
3. Aulas em inglês
Não é preciso saber falar italiano: todas as aulas são ministradas na língua inglesa. Até mesmo o material didático é em inglês. Você pode aprender italiano sem pressa, para resolver coisas do seu dia a dia fora da faculdade.
4. Universidades históricas
As universidades que oferecem o curso de Medicina na Itália são instituições antigas. Muitas delas, inclusive, têm mais de 500 anos de experiência no ensino das ciências médicas.
5. Diploma internacional de Mestre
Uma vez formado, seu diploma automaticamente vale para qualquer país da União Europeia. Isso significa que você poderá se formar na Itália, mas atuar em lugares como Alemanha ou Espanha, por exemplo. Além disso, o curso de Medicina na Itália é um Mestrado Integrado – ou seja, você já se forma com o título de Mestre.
6. Vagas reservadas para estrangeiros
As 13 escolas médicas reservam algumas vagas especificamente para alunos não-europeus, aumentando suas chances de aprovação.
7. Intercâmbio
As universidades mantêm programas com faculdades parceiras em outros países da Europa, facilitando o intercâmbio de alunos. Algumas, como Pavia, também tem parcerias com universidades dos Estados Unidos.
8. Cultura italiana
Por que não? A Itália é rica em cultura, arquitetura, história, arte, gastronomia… O contato com uma nova cultura certamente desperta novos interesses e ajuda até mesmo na formação pessoal dos estudantes.
Inscreva-se para o curso Pré-Med IMAT 2022 e prepare-se para o vestibular de Medicina na Itália com quem entende do assunto! Somos especialistas em Medicina no exterior!