PORTUGAL

Já pensou em exercer medicina em um dos países mais seguros do mundo e com o custo de vida mais barato da Europa Ocidental? Comece a trilhar o seu caminho para aprovação no exame de revalidação.

REVALIDAÇÃO, RESIDÊNCIA MÉDICA E TRABALHO EM PORTUGAL 🇵🇹

Oportunidade

Portugal tem superado os déficits de profissionais de saúde ao longo das últimas décadas, portanto, eles estão bem equipados e acostumados com médicos e profissionais médicos estrangeiros que são colocados nas áreas de maior necessidade.

Médicos especialistas da área pública podem chegar a receber até 103 mil euros por ano, dependendo de sua especialidade.

*Ref: Sindicato Indepente dos Médicos 2022.

REVALIDA PORTUGAL

Para que um médico internacional exerça a profissão em Portugal, é necessário obter a licença da Ordem dos Médicos. Isso só é possível após a aprovação no processo de revalidação, que pode demorar entre 5 e 10 meses para ser concluído. O processo tem 3 etapas e cada exame pode ser realizado no máximo duas vezes: prova teórica, prova prática, prova pública.

100% de aprovação em diversos cursos

Estude todo conteúdo necessário para conquistar a jornada mais transformadora da sua carreira médica, com a metodologia internacional da MBSA®.

Prova Teórica

É realizada presencialmente em uma instituição portuguesa de medicina. O exame tem duração de 180 minutos e consiste em 120 questões de múltipla escolha, cobrindo as seguintes áreas da medicina: Medicina Interna, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia/Ginecologia, Prática Geral, Saúde Pública e Saúde mental;

cursos
Intensivo
Apostilas
15 Apostilas Impressas MBSA
Aulas online
e ao vivo
32h durante 4 meses
Aulas Gravadas
200h**
Sessões Individuais
Banco de Questões MBSA
4 meses
Simulados
2 simulados
Start
MATRICULE-SE

*Não acumulativo. Agendamento pelo Calendly nos horários: 6AM-7AM EST WED-FRI 7AM-8AM EST WED-FRI 1PM-5PM EST THU-FRI – Sessões de 45 min. **Aulas gravadas ficam disponíveis no portal do aluno até a data de conclusão do curso.

Prova Prática

A prova prática é composta por dois segmentos de uma hora cada. No primeiro momento, o candidato recebe um paciente atual admitido e tem até 1h para coletar o histórico do paciente e concluir um exame físico. Em seguida, o futuro profissional recebe mais 1h para redigir um laudo, que deve conter a história clínica deste paciente.

cursos
Intensivo
Apostilas
8 Apostilas Online MBSA
Aulas online
e ao vivo
12h durante 2,5 meses
Aulas Gravadas
30h
Start
MATRICULE-SE

*Não acumulativo. Agendamento pelo Calendly nos horários: 6AM-7AM EST WED-FRI 7AM-8AM EST WED-FRI 1PM-5PM EST THU-FRI – Sessões de 45 min. **Aulas gravadas ficam disponíveis no portal do aluno até a data de conclusão do curso.

Prova Pública

Após a aprovação nas duas primeiras etapas, os candidatos submetem uma dissertação escrita equivalente ao Mestrado Integrado ou relatório para um painel de juízes. São aceitos um dos seguintes artigos: DissertaçãoMonografia e Relatório curricular.

cursos
Intensivo
Aulas online
ao vivo e gravadas
8 sessões individuais de 1 hora para feedback e orientação
Revisão
3 rodadas por email de cada uma das seguintes etapas: antecedentes, métodos, resultados, discussão, artigo final e apresentação final
Sessões Individuais
3 sessões para treinamento da apresentação
Start
MATRICULE-SE

MBSA 360°

Acompanhamos nossos alunos durante todo o
processo de revalidação do diploma médico.

Apoio Imigratório

Consultoria Educacional

Personal Skills

Idiomas

Quer saber mais sobre a Revalidação em Portugal?

Webinars & eBooks Gratuitos 🇵🇹

Tudo para quem já está se preparando, ou apenas começando a explorar as incríveis oportunidades de uma carreira médica nos Estados Unidos!

Blog da Residência Médica no Exterior

Navegue pelos posts e assine nossa newsletter para receber dicas de preparação para exames e informação sobre a vida de médico no exterior.

F.A.Q.

O que acontece depois da compra?

Logo após a confirmação do pagamento pelo PayPal, a loja online envia para o comprador um e-mail de confirmação, um recibo e uma cópia do contrato de serviço. Em seguida o aluno recebe um contato direto da academia para alinhar os próximos passos.

É possível receber o reembolso do valor do curso?

A lei brasileira concede o direito de reembolso total de compras onlines no prazo máximo de 7 dias após a compra.

Quanto custa o processo de Revalidação?

O processo todo custa entre R$2 mil e R$30 mil, considerando as taxas consulares e de tradução juramentada, a inscrições nas provas e a necessidade de locomover-se e hospedar-se em Portugal por ao menos 7 dias

É possível revalidar o diploma antes de terminar a faculdade?

Não. É obrigatório que o candidato já tenha em mãos o diploma de Medicina.

Quais documentos preciso enviar para a ECFMG?

A relação dos documentos, assim como a obtenção dos mesmos junto as instituições brasileiras está incluso no pacote de revalidação médica em Portugal. Após a compra do pacote, o processo sera intruído em detalhes para o candidato.

A cidadania portuguesa ajuda no processo?

A cidadania portuguesa (ou de outra nacionalidade pertencente à União Europeia) dispensa a necessidade de visto de trabalho para a atuação na Itália. O processo de revalidação do diploma, no entando, não sofre alterações em relação a um candidato brasileiro.

Conseguindo validar meu diploma em Portugal posso trabalhar em outros países da Europa?

Pode depois de uns certos anos, aproximadamente 3 anos de trabalho em Portugal. Você precisará fazer a comprovação linguística da língua do novo país que deseja atuar, ex: para atuar na frança precisa comprovar o francês.

Existe algum limite de idade?

Não.

É possível realizar a residência médica em Portugal?

Sim, após a aprovação no processo de revalidação do diploma, o médico pode aplicar para a prova unificada de residência médica em Portugal.

O processo de revalidação inclui a revalidação da especialidade obtida no Brasil?

Não.

Preciso refazer a residência médica para conseguir atuar em Portugal?

Diferentemente de Estados Unidos e Canadá, por exemplo, onde você só revalida o seu diploma após passar por um programa de residência em solo americano (ou canadense), em Portugal não é preciso refazer a residência médica.

Ainda sou estudante e tenho intenção de ir para Portugal em 2023. Como devo fazer?

A inscrição para a prova de 2023 começa entre junho e setembro de cada ano.
Para realizar a sua inscrição e prestar a prova, é necessário estar formado antes da inscrição da prova. Apesar disso, recomendamos iniciar a estudar no último ano de faculdade.

Qual o melhor período da faculdade para começar a se preparar para o USMLE?

Por volta do segundo ou terceiro ano da graduação em Medicina.