Processo de transferência é feito de forma muito específica; entenda

Fazer faculdade de Medicina é um sonho para muita gente, mas nem sempre é fácil ser aprovado.

Passar em uma universidade italiana é bem mais fácil que no Brasil: existem cursos que são totalmente ministrados em inglês, contam com mensalidades mais acessíveis e ainda tem vagas reservadas para alunos não-europeus. 

Além disso, ao final do curso o aluno recebe um diploma internacional, válido em toda a União Europeia, e conclui a faculdade já com título de Mestre.

Por isso, é comum que algumas pessoas acabem se perguntando: será que posso transferir minha faculdade de Medicina para a Itália?

Essa possibilidade até existe, mas são pouquíssimas vagas para quem chega via transferência.

Tem ainda outro empecilho: as universidades que têm o curso de Medicina e Cirurgia em Inglês só reconhecem créditos de faculdades cujas aulas são em inglês. Ou seja, é necessário que seu curso seja ministrado totalmente na língua inglesa – algo que não acontece nas universidades brasileiras.

Caso contrário, a transferência vai fazer com que você passe por um longo processo para ser aprovado, com uma baita dificuldade, para te colocar no primeiro semestre.

Se esse é o seu desejo, é muito mais fácil prestar o IMAT e começar de novo. Via vestibular, são muito mais vagas para disputar.

Também é importante observar que a transferência só é possível de um curso de Medicina para outro. Não adianta ter começado Enfermagem no Brasil e tentar trocar para Medicina e Cirurgia na Itália, pois o processo não permite.


Inscreva-se para o curso Pré-Med IMAT 2022 e prepare-se para o vestibular de Medicina na Itália com quem entende do assunto! Somos especialistas em Medicina no exterior!