Você leu tudo sobre USMLE, deseja ter uma carreira de medicina nos Estados Unidos e decidiu que vai fazer o STEP 1? Então agora começa o próximo passo: conhecer a fundo os tipos de questões do teste. 

Antes de tudo, tenha em mente que o exame é feito para avaliar o seu conhecimento básico a respeito de medicina. Por isso pode respirar aliviado! Aqui você encontra mais informações sobre os conteúdos mais cobrados no STEP 1.

Para se sair bem na prova, algumas estratégias são importantes ao responder às questões do STEP 1.

Se você chegar ao dia da prova sabendo como vai funcionar o exame, sairá na frente dos concorrentes. Então, vamos ao que interessa? 

Confira 6 detalhes que vão fazer a diferença para você obter sucesso no STEP 1:

1 – Prepare-se para ler bastante e, de preferência, de forma ágil. A prova é teórica, possui 280 questões compostas por temas como fisiologia, patologia, bioquímica e farmacologia.

2 – As perguntas são formuladas positivamente. Ou seja, a proposta do teste é que você escolha a alternativa que é “mais provável” de ser verdadeira. Em geral, todas as opções parecem ser verdadeiras, com pequenos erros.

3 – O STEP 1 tem perguntas sobre casos clínicos. Esse tipo de questão traz uma longa apresentação, rica em detalhes. Aqui a dica é: leia tudo com bastante atenção, mas observe que a parte mais importante é a última frase.

4 – Fique atento às perguntas de 2 etapas. Neste tipo de questão, a dica é deixar de lado a memorização porque a resposta correta só virá com o diagnóstico correto. Nesse tipo de questão você precisará dar o diagnóstico correto e em seguida indicar o tratamento farmacológico mais adequado. 

5 – Em algumas perguntas será solicitado que você indique 2 opções corretas para chegar à resposta. Esse tipo de questão é chamado de “perguntas de conjunção” porque as alternativas geralmente estão ligadas por uma conjunção, como a palavra “e”.

6 – Prepare-se para as perguntas visuais. O USMLE como um todo geralmente apresenta questões com imagens, lâminas histológicas, resultados de ressonância magnética e tomografia computadorizada. A dica aqui é manter a calma e olhar atentamente a foto, para somente depois ler o texto.

Agora que você sabe as principais dicas para fazer um excelente STEP 1, chegou a hora de se preparar para o teste com a Medical Boards Study Academy. Somos um centro de estudos avançados em medicina com cursos específicos para todas as etapas do USMLE.