Todos os médicos brasileiros que moram em Portugal e que querem seguir trabalhando em suas áreas, necessitam revalidar o diploma de Medicina em Portugal. No entanto, para que isso ocorra com êxito, é importante percorrer alguns caminhos, um deles é ser aprovado nas provas. E para facilitar, o assunto do dia é: Prova Teórica.

Aqui, fizemos um Guia Oficial com todas as informações sobre a Prova Teórica para te ajudar a alcançar a tão sonhada carteira portuguesa. Caso seja médico e deseje trabalhar no exterior, aproveite a leitura.

Antes de mais nada, é preciso entender que o processo exige passar por 4 etapas obrigatórias, são elas:

Apresentação de documentos;

Prova teórica;

Prova prática;

Prova pública.

Lembrando que, oficialmente, existe ainda uma etapa, antes da Prova Teórica, de comprovação linguística, mas os brasileiros são dispensados da prova de língua portuguesa.

Para entender melhor cada fase da Revalidação em Portugal, disponibilizamos um conteúdo aqui. Mas agora é momento de ficar por dentro dos detalhes sobre a Prova Teórica. Vamos lá?

Prova Teórica

A prova teórica tem perfil de um exame objetivo, composto por 120 questões, com duração de 180 minutos, 5 hipóteses de resposta, tendo a seguinte distribuição:

  • Medicina Interna (40 questões);
  • Cirurgia Geral (20 questões);
  • Pediatria (20 questões);
  • Obstetrícia e Ginecologia (10 questões);
  • Clínica Geral (10 questões);
  • Saúde Pública (10 questões);
  • Saúde Mental (10 questões).

Esta etapa é realizada presencialmente em uma Escola Médica Portuguesa, ou seja, você terá que ir a Portugal para a realização do exame. Em relação ao local da prova, é indicado fazer nas pequenas cidades, onde não tem um grande fluxo de concorrentes, pois em grandes centros, a burocracia é muito maior. Outro detalhe: a prova é realizada na língua portuguesa, de Portugal. Então, atente-se a isso, pois alguns termos diferem entre o português brasileiro.

Esses e outros detalhes também oferecemos em nosso curso, saiba mais aqui.

Quais são os tipos de questões que caem na prova?

A prova consiste em questões de múltipla escolha com perguntas sobre casos clínicos cobrindo as áreas da medicina mencionadas anteriormente.

Para saber como as questões são formuladas, preparamos o eBook  5 Tópicos de Cirurgia para o Revalida Portugal – com exercícios – para você estudar. Clique aqui e confira.

Aprovação

Nesta fase, 50% de acerto na prova já garante a aprovação para a próxima etapa. O resultado costuma sair depois de poucos dias. Os candidatos são notificados do resultado por e-mail.

Essa fase teórica é semelhante à prova de acesso à residência médica no Brasil, por isso muitos médicos optam por utilizar os seus materiais de estudo desta época. Algumas Universidades portuguesas também disponibilizam provas antigas para consulta que servem para orientar o estudo dos novos candidatos.

Os aprovados na prova teórica passam para a próxima fase, a prova prática.

Porém, a pergunta que não quer calar é: “O que acontece se eu for reprovado nesta fase?”

Não tem mistério, se o candidato não for aprovado, ele pode tentar realizar o exame de novo, contanto que ele realize o pagamento novamente para a realização do mesmo. Porém, o regulamento determina que os médicos façam cada uma das etapas por duas vezes, no máximo.

Bom… Como deve ter notado, a fase teórica é detalhada e com muitas informações. Mas para te ajudar, oferecemos um curso que você terá acesso a um planejamento de estudos, com aulas de medicina semanais durante quatro meses, banco de questões,  acompanhamento de nossos professores e muito mais!

Ficou interessado e quer entender ainda mais sobre a Prova Teórica? Fale com a gente! Ficaremos felizes em te auxiliar nesta jornada de sucesso.