Exercer a profissão de médico em Portugal é o sonho de muitos brasileiros que desejam recomeçar a vida na Europa. Mas para que isso se torne realidade, é necessário validar o diploma de medicina em Portugal antes de iniciar todo o processo.

Com a nossa ajuda, será possível tornar seu sonho, uma realidade. Aqui, te apresentamos tudo sobre o Guia Oficial Prova Pública Revalida Portugal e a defesa do trabalho autoral. Afinal, para poder completar o processo de revalidação é preciso prestar três provas: teórica, prática e pública. 

Veja a seguir tudo sobre a 3ª etapa da Prova Pública Revalida Portugal:

Etapas

Inicialmente, o processo de Equivalência Médica é o meio pelo qual médicos de países fora da União Europeia se habilitam para trabalhar em Portugal. Para isso, é preciso ser aprovado em um processo dividido em três etapas: Provas Teórica, Prática e Pública. Cada etapa pode ser realizada até duas vezes.

Após a aprovação nas duas primeiras etapas, os candidatos apresentam uma dissertação escrita equivalente ao Mestrado Integrado ou relatório para um painel de juízes.

Prova Pública

Nesta fase, o candidato apresenta uma dissertação de Mestrado para um júri de avaliação, composto por professores de Medicina. A qualquer momento o júri pode se manifestar durante a apresentação e fazer perguntas ao candidato.

Diferente do Brasil que a nota é de 0 a 10 pontos, a nota da Prova Pública nesta etapa varia entre 0 a 20 valores. Os resultados de cada etapa são válidos no ano da realização, e por dois anos seguintes.

Outro ponto importante: como a maioria dos brasileiros têm apenas graduação, muitas instituições acabam aceitando outros documentos em substituição, como, por exemplo: trabalho científico relevante, monografia ou até mesmo relatório curricular circunstanciado.

Documentação

É necessário entender que todo e qualquer exame precisa de documentação, e no Revalida Portugal não seria diferente. Porém, nessa etapa, a documentação já não é o grande foco, pois já foi utilizada no início do processo. Mas pra quem chegou agora e quer saber quais são,  já anota para não esquecer:

  • Diploma e histórico escolar da faculdade de medicina;
  • Documentos de identificação e cópias de um relatório curricular;
  • Artigo publicado ou dissertação (necessário para superar o requisito de “ano comum”);
  • Cópia do diploma;
  • Número de registro de grau ou diploma;
  • Diploma ou certificado curricular;
  • Cópia digital ou digitalizada da dissertação defendida.

Caso o candidato já possua o título de Mestre ou Doutor, também será preciso apresentar:

  • Mestrado: cópia digital ou digitalizada da dissertação, projeto ou relatório de estágio;
  • Doutorado: cópia digital ou digitalizada da tese defendida, a menos que tenha sido substituída por outros trabalhos de investigação ou realizações. Nesse caso, devem ser entregues documentos digitais que validem a investigação realizada e o processo de elaboração, a capacidade de investigação e o seu enquadramento na evolução do conhecimento no domínio ao qual pertence.

É possível se candidatar quantas vezes?

Cada candidato tem duas chances para tentar a validação do diploma de Medicina em Portugal. Por isso, é necessário conferir com cuidado todos os documentos para não ter problema posteriormente. 

Mas, para quem deseja ser aprovado de primeira e não ter nenhum problema burocrático, temos uma Assessoria Burocrática que vai te ajudar em todas as questões da inscrição e assim, você garante tudo de uma vez. Confira detalhes aqui.

Dica MBSA

Temos 100% de aprovação em turmas do Revalida Portugal e em nosso curso individual para a Prova Pública, te apoiaremos desde a elaboração do trabalho até a apresentação. Além disso, oferecemos aulas e mentorias personalizadas, que te ensinarão tudo que você precisa para ser aprovado de primeira.

Curtiu? Clique aqui e fale com nossa equipe! Estamos à disposição para tornar seu sonho realidade.