Oi pessoal!

Quem já pensou em ser médico no Canadá, sabe que o primeiro desafio para um médico especialista brasileiro é a obrigatoriedade de refazer a residência médica em solo canadense. Porém, o caminho para o reconhecimento de sua especialidade poderá ficar mais fácil. Isso porque o Medical Council of Canada (MCC) anunciou mudanças nas regras. Veja abaixo as principais novidades.

A partir de 2021, o MCC vai permitir que IMGs (International Medical Graduates, ou seja, qualquer formado em medicina em outro país) tenham a oportunidade de realizar a prova de admissão ao Royal College da sua área. Atualmente, o Royal College of Physicians and Surgeons of Canada é a instituição responsável pelo certificado de registro de qualificação de Especialista Médico no Canadá. Ou seja, uma espécie de “Conselho Regional de Medicina” para as mais de 53 especialidades médicas no Canadá. 

Com a mudança, médicos estrangeiros formados no exterior poderiam revalidar sua especialidade, sem a necessidade de refazer a residência médica. 

Contudo, isso não significa que você possa efetivamente trabalhar como médico especialista no Canadá apenas com a aprovação ao Royal College da sua área. Ainda que aceito no Royal College of Surgeons ou no Royal College of Cardiology (para citar alguns exemplos), o médico estrangeiro não está apto a exercer sua especialidade automaticamente. 

Isso ocorre porque, apesar do Royal College certificar a capacidade técnica-acadêmica do especialista médico, quem determina as regras para o efetivo exercício da profissão da Medicina são as províncias/territórios canadenses. Portanto, é necessário que os requerimentos da província/território de interesse do médico que deseja revalidar seu diploma no Canadá também sejam preenchidos. 

Entenda como funciona o novo caminho para especialistas no Canadá:

Fonte: Royal College of Physicians and Surgeons of Canada

Ficou interessado em trabalhar no Canadá como médico? Converse conosco pelo chat e nos permita auxiliar nesse sonho. Nossas matrículas para 2022 estão abertas, com preços reduzidos até 31/12!