Conheça a Dra. Juliana!

por 07/10/2020

Conheça a Dra. Juliana!

Olá, pessoal! Quem está ligado no nosso Instagram já sabe que amanhã vai acontecer uma live por lá, onde vou contar tudo sobre a minha trajetória como Líder em Global Health! Por isso, nada mais justo do que me apresentar a vocês aqui no blog para dar início a essa conversa sobre a carreira médica nos Estados Unidos!

Meu sonho de ser médica nos EUA começou ainda na faculdade, mais precisamente na UFPR (Universidade Federal do Paraná), onde me formei em 2004. Infelizmente, naquela época, havia pouca informação disponível sobre os Steps e o processo de obtenção da licença médica no país, assim, segui para a residência na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).

Durante o período de residência, tive a oportunidade de passar três meses em Moçambique como parte da equipe de um programa de colaboração “Sul a Sul” em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Eu diria que foi essa experiência que me mostrou como minha formação poderia auxiliar populações a nível global, o que me deu mais um motivo para seguir meus objetivos!

Ao voltar para o Brasil, terminei a residência em Clínica Médica e logo fui contratada pelo ICAP, na Columbia University, para voltar a Moçambique, onde, desta vez, eu permaneceria por cinco anos participando dos primeiros esforços para ampliar o tratamento antirretroviral no país.

Após mais essa experiência enriquecedora, finalmente me vi nos Estados Unidos, mas me preparar para o USMLE continuaria sendo uma tarefa árdua. A grande quantidade de cursos e a falta de esclarecimento acerca do tempo de estudo e das melhores formas de treinar me levaram a completar vários cursos preparatórios diferentes, diversas vezes, até me sentir pronta para o desafio final – os Steps.
Meus estudos não terminaram por aí. Concluí Mestrados em Doenças Infecciosas e Parasitárias e em Saúde Pública e Epidemiologia, pela Universidade de Londres/London School of Hygiene and Tropical Medicine e Columbia University, respectivamente, além do Doutorado em Saúde Pública pela Gillings School of Global Public Health na University of North Carolina!

Hoje, como Vice-Diretora na Unidade de Clínica e Treinamento do ICAP, uso os mais de 15 anos de experiência para liderar e direcionar esforços e estratégias na prevenção de doenças, além de oferecer mentorias e suporte para a equipe.

Todos esses passos da minha trajetória me levaram a fundar a Medical Boards Study Academy, para que outros médicos com formação fora dos Estados Unidos pudessem contar com apoio e conhecimentos teórico e pessoal na jornada rumo à residência no país!
É por isso, também, que faço questão de acompanhar cada um de nossos alunos individualmente, afinal, todos temos motivações e objetivos diferentes que devem ser contemplados na hora de tomar decisões que impactarão nossas rotinas de estudos, desempenho nas provas e carreira nos Estados Unidos!

Se você quer saber mais sobre como seguir uma trajetória como esta ou está curioso para conhecer diferentes histórias sobre todos esses anos como médica nos Estados Unidos, não esqueça que amanhã, às 19h, estarei ao vivo no nosso Instagram contando detalhes desta jornada e respondendo às perguntas de vocês! Te espero lá!