Trabalho voluntário: qual o impacto no seu currículo?

por 13/10/2020

Trabalho voluntário: qual o impacto no seu currículo?

Olá pessoal!

Vocês já sabem que um Match de sucesso depende de muitos fatores. É fácil esquecer de outros componentes da application quando estamos focados em estudar para provas tão exigentes quanto as do USMLE, por isso, vamos falar sobre uma das atividades que, além de proporcionar experiência e conhecimento, são um ponto positivo no seu currículo!

Segundo a última pesquisa no NRMP, mais da metade dos programas de residência citam voluntariado e experiências extracurriculares como fatores importantes para o Match, sendo que essa porcentagem pode aumentar dependendo da especialidade escolhida. Para Dermatologia, por exemplo, 83% dos programas consideram trabalho voluntário importante para selecionar um candidato para a entrevista.

Essa relevância se dá pelo fato do voluntariado te colocar em contato com outras culturas e comunidades, e te apresentar diferentes abordagens dentro daquele sistema de saúde. Além, é claro, de demonstrar seu interesse e comprometimento com a oferta de tratamento e atendimento de qualidade, especialmente quando falamos de áreas com falta de profissionais ou recursos.

Quando estiver procurando por grupos ou oportunidades, saiba que, apesar de ter grande peso e ser uma experiência única, o trabalho voluntário internacional não é sua única opção, afinal, você pode desenvolver serviços comunitários no local onde mora ou estuda, durante a faculdade.

Para que esse trabalho realmente faça a diferença em seu currículo, é importante que você conheça bem as instituições das quais faz parte e, claro, saiba falar sobre sua missão e impacto tanto na comunidade quanto em você, afinal, isso com certeza será pedido de você durante as entrevistas!

Ficou com alguma pergunta sobre esse tipo de trabalho? Pode nos chamar no direct do Instagram! Estamos sempre dispostos a tirar dúvidas e te ajudar a alcançar o sonho da residência médica nos Estados Unidos! Não esqueça também de navegar no nosso blog e redes sociais para aprender mais sobre os fatores importantes para ser escolhido para as entrevistas com os programas de residência!