Oi pessoal!

O blog desta semana é especial para quem está se preparando para prestar a prova de revalidação do diploma médico para os Estados Unidos, o USMLE. Você sabe quais são os materiais de estudo ideias para te acompanhar nessa jornada?

Existe uma série de livros e apostilas que podem te ajudar a desenvolver e fixar seus conhecimentos para o exame. Outra fonte importante de aprendizado são os bancos de questões, pois eles te treinam para o dia da prova e te ajudam a desenvolver métodos para responder perguntas com enunciados longos mais rapidamente. Fiz uma curadoria com os melhores materiais, veja só:

First Aid

A Bíblia da preparação para o Step 1. Se fosse necessário escolher apenas um material para este momento, certamente este material seria o “First Aid”. O livro é formado por conjuntos de bullet points, sem textos completos. Por isso, a maioria dos alunos acaba não gostando à primeira vista, por não ser um livro para estudar, mas sim te oferecer toda a revisão necessária para a prova.

O livro é atualizado anualmente. Sendo assim, vale a pena ter a versão atualizada, pois basta uma folheada e você vai saber tudo sobre o que já caiu na prova acerca daquele tópico. E prepare-se: você vai fazer todas as anotações complementares que achar necessária nele. Sim, é aquela ‘bagunça’ que só você vai entender. Na MBSA, oferecemos o livro aos alunos dos cursos para o Step 1.

Crush Step 1

Enquanto o “First Aid” é um livro para relembrar rapidamente do conteúdo, o “Crush Step 1” abrange tudo o que é cobrado nas provas com textos completos. O livro, de cerca de 700 páginas, contém explicações e ilustrações de casos que são cobrados constantemente no UWorld, o próximo material que vamos abordar.

Recomendamos começar pelo “Crush Step 1”, ler os textos completos e depois ir migrando para o “First Aid”. Na MBSA, nossos alunos recebem como material de apoio.

UWorld

Esse é, provavelmente, o banco de questões mais famoso para o USMLE. E também o maior, mais importante e mais caro.

Usado para o período dedicated (1 ano ou 6 meses antes da prova), o legal dele é a maneira de explicar, alternativa por alternativa. Após responder uma pergunta, o aluno recebe uma porcentagem das pessoas que escolheram cada alternativa – o que torna mais fácil perceber quando uma questão é fácil ou difícil. Depois, o aluno ainda recebe uma explicação geral do problema apresentado.

Na MBSA, nossos alunos recebem de 20 a 40 questões por dia, como homework. Além disso, é reservada 1h ao final de cada aula para tirar dúvidas com os professores sobre as questões respondidas anteriormente. O UWorld acompanha os alunos durante todo o período do curso. Próximo ao fim do curso, no período de revisão, o número aumente de 40 a 200 questões por dia, fazendo com que todos passem o UWorld duas vezes. 

Outro ponto importante é que a MBSA tem o poder de tutor, permitindo que tenhamos acesso ao seu desempenho no banco. Assim, te enviamos relatórios descrevendo em quais matérias você está mais forte ou mais fraco e como está sua média em relação aos outros candidatos.

USMLE-Rx

O USMLE-Rx é um banco feito pelos mesmos criadores do livro “First Aid”. Isso é um ponto muito positivo, pois as respostas estão bem relacionadas com as páginas do livro. Ele ganha mais volume a cada ano que passa e alguns alunos escolhem utilizar junto com a faculdade de Medicina.

Na MBSA, recomendamos que ele seja utilizado pelos alunos dos cursos de 2 ou 3 anos do Step 1.

Harrison

Aqui fica uma polêmica: ao ingressar no curso de Medicina, muitos alunos adquirem este livro, um clássico do curso. Dividido em dois volumes, suas mais de 4 mil páginas detalham cada aspecto do cuidado, com ilustrações e textos de fácil entendimento. Mas:

É um livro que acaba na estante da maioria dos estudantes – e não sai de lá com muita frequência. Dificilmente você vai conseguir estudar para o USMLE com este material, ainda mais quando consideramos a agilidade que o exame cobra. Na MBSA, recomendamos dedicar mais tempo a materiais mais high yield.

Anki

Lembra dos nossos famosos flashcards? Se você gosta de estudar por eles, vai aproveitar bem o Anki. É um app (disponível também para computadores) muito utilizado por alunos dos Estados Unidos. É um material de fácil acesso, para você aproveitar em momentos breves – como uma fila de espera, aquela pré-cirurgia ou mesmo quando sua amiga não termina aquela história já contada pela milésima vez rs.

Ele utiliza o método de memória ativa, em que o programa calcula a frequência que você precisa ver cada flashcard para lembrar da resposta. Embora não seja um material primário, aqui na MBSA recomendamos para treinar nossos alunos. Oferecemos um workshop no início do curso, ensinando a utilizar.

Apostilas MBSA

Nossas apostilas são exclusivas para os estudantes da Academia. Ela é ilustrada e explica em detalhes os conteúdos cobrados no USMLE. Funcionam como materiais de apoio aos outros materiais já citados e te ajudam a destrinchar melhor o que você pode não ter entendido.

Aulas coletivas

Deixamos o melhor para o final: aulas coletivas. É a partir delas que você vai conseguir encontrar parceiros de estudos, com o mesmo objetivo que o seu, que é a aprovação nos steps do USMLE.

Além das aulas em si, você pode contar com professores para tirar dúvidas e oferecer orientações. Você também começa a desenvolver uma rotina diária de estudos, ponto essencial para o sucesso no exame.


Você quer saber mais sobre o processo de revalidação para os Estados Unidos? Então aproveite nosso eBook exclusivo sobre Medicina nos EUA! Preparamos um guia com todo o passo a passo do exame! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!

Revalidação médica no exterior é nossa especialidade!

Share This
%d blogueiros gostam disto: