fbpx

Oi pessoal!

Você sabe o que é o World Directory of Medical Schools (WDOMS)? Se você está se preparando para a residência médica nos Estados Unidos, esse é um termo que você precisa estar familiarizado. Outra sigla para ficar atento é ECFMG: Education Comission for Foreign Medical Graduates. 

Ambas as siglas são fundamentais para o processo pré-USMLE. Vamos por partes então! A ECFMG é a comissão americana que atesta quem está apto para entrar em algum programa de residência médica nos Estados Unidos – praticamente revalidar seu diploma. Ela atua especificamente para reconhecer profissionais estrangeiros, também conhecidos como IMG (International Medical Graduates), trabalhando como uma agência de registro e certificado de notas para o USMLE 

Para obter a certificação da ECFMG, você precisa apresentar um excelente desempenho nas provas do USMLE. Embora o exame conte com três etapas, apenas as notas nos Steps 1 e 2 são contabilizados para a ECFMG reconhecer seu diploma. Já o Step 3 é necessário para o título de residência, mais especificamente. Vale sempre lembrar que a residência é obrigatória para quem quer atuar como médico em território americano.

E onde entra WDOMS? Explico, em etapas! (1) Para se tornar um médico nos Estados Unidos, você precisa ter feito residência médica lá. (2) Para fazer a residência, você precisa ser aprovado nas provas do USMLE e ter seu diploma reconhecido pela ECFMG. (3) Para solicitar esse reconhecimento, você precisa se cadastrar no OASIS (Online Application Status Information System). (4) E para se cadastrar neste sistema, sua universidade precisa estar cadastrada na lista da WDOMS.

O World Directory of Medical Schools (WDOMS) é um banco de dados global, que busca listar todas as escolas de medicina do mundo. Ela surgiu a partir de uma demanda da OMS (Organização Mundial de Saúde) de ter uma lista confiável das instituições que formavam  médicos em todo o mundo. Ela é elaborada pela WFME (World Federation for Medical Education) e pela FAIMER (Foundation for Advancement of International Medical Education and Research).

Embora as principais escolas de medicina do país façam parte, não são todas as universidades que estão cadastradas no banco de dados do WDOMS. Apesar de ser possível fazer o cadastro, o processo é muito difícil – e, por isso, é muito importante que você conclua sua graduação em uma escola de medicina já cadastrada.

Para checar se a sua universidade está cadastrada no banco de dados do WDOMS, basta visitar o site da instituição: search.wdoms.org. A dica aqui é buscar por apenas uma das palavras do nome de sua universidade e não incluir a cidade. Por exemplo, se você está cursando ou se formou na PUC-SP, escreva apenas “pontificia” no campo “Medical School Name”. Dessa forma, você chega até sua universidade sem grandes frustrações.

Quando encontrar sua universidade, clique no nome e depois em “Sponsor Note”. Lá estará a declaração de que a faculdade está acreditada no ECFMG e é elegível para que seus alunos possam se cadastrar no OASIS e se candidatar aos exames do USMLE.

Após o cadastro no OASIS, o sistema te fornece um número de identificação e abre um processo para verificação dos seus documentos. Com a validação dos documentos, você estará pronto para começar as provas do USMLE.
Pronto para começar sua jornada rumo aos Estados Unidos? Então fique atento: nossos cursos preparatórios para o USMLE estão com as inscrições abertas! Além de te preparar para as provas, te acompanhamos durante todo o processo burocrático, com assessoria individual e personalizada! Envie suas dúvidas através do direct do Instagram e fique ligado em nossas redes sociais. Residência médica no exterior é nossa especialidade!