A Nefrologia é a área dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças renais, incluindo hemodiálises e transplantes. A área vem crescendo nos Estados Unidos, acompanhando o aumento de casos de doenças renais crônicos que o país vem sofrendo. Apesar disso, o número de profissionais americanos interessados pela área não é expressivo!

Para seguir a carreira de Nefrologista nos EUA, é necessário completar a Residência em Internal Medicine e, então, aplicar e completar um Fellowship em Nephrology, que dura de 2 a 3 anos, podendo incluir entre 1 e 2 anos de pesquisa!

A Nefrologia está entre as 5 especialidades com mais IMGs, sendo que 40,5% dos fellows aprovados no último match eram estrangeiros formados fora do país. Um dos fatores que contribuem para esses números é a crescente queda das applications para a área por parte dos americanos que, segundo pesquisas, atribuem esse desinteresse à complexidade dos estudos e casos.

Mesmo com a falta de profissionais interessados na área, os IMGs que desejarem seguir essa especialidade nos Estados Unidos devem se atentar aos elementos necessários para uma application de sucesso!

Na última pesquisa realizada pelo NRMP (em 2016), os avaliadores dos programas de Fellowship em Nefrologia citaram os seguintes fatores como os mais importantes critérios de seleção:

  • Cartas de recomendação na área
  • Avaliação da performance na residência em Internal Medicine
  • Reputação do programa de residência em Internal Medicine
  • Envolvimento e interesse por pesquisa
  • Compromisso com a especialidade
  • Personal Statement

Aproveite as oportunidades na residência em Internal Medicine para se envolver com a Nefrologia e se aproximar de profissionais da área, o que te ajudará a riscar os itens da lista acima, especialmente na hora de pedir cartas de recomendação e demonstrar seu compromisso com a especialidade! Além destes fatores, bons resultados no USMLE (que você já garantiu para a residência!) também são levados em consideração!

No total, o Nefrologista passará por 7 anos de treinamento, em que o salário pode chegar a aproximadamente US$75.000,00 no último ano. Para o profissional formado, a média salarial anual no país é de US$251.821,00.

Para seguir nessa área conhecida pela grande quantidade de IMGs, pode contar com a MBSA! Nossos alunos têm acesso a simulados e bancos de questões, aulas interativas, ao vivo e em inglês, além de mentorias e acompanhamento personalizado e individual desde o primeiro contato! Mande uma mensagem pelo instagram para saber mais sobre nossos cursos e tirar suas dúvidas sobre o processo!