ESTADOS UNIDOS

Já pensou em exercer Medicina em uma das nações mais ricas e multiculturais do planeta? Comece a trilhar o seu caminho para aprovação nos Steps do USMLE e Residência Médica no exterior.

Residência Médica
e trabalho nos
estados unidos 🇺🇸

Oportunidade

De acordo com uma pesquisa da Association of American Medical Colleges (AAMC), os Estados Unidos estão caminhando para uma escassez de profissionais na área de Medicina. Em dez anos, a organização prevê déficit nos cuidados primários e especializados, com estimativa de 54 mil a 139 mil médicos a menos até 2033.

Quanto ganha um médico nos Estados Unidos?

  • US 243 mil/ano | Medicina Preventiva 40% 40%
  • US 373 mil/ano | Medicina de Emergência 60% 60%
  • US 576 mil/ano | Cirurgia Plástica 100% 100%

ref: Medscape Physician Compensation Report 2022.

A média salarial entre os médicos autônomos nos EUA é de US $357 mil anuais, enquanto os empregados recebem cerca de US $297 mil por ano, variando de acordo com a especialidade.

O USMLE

Para exercer a Medicina nos Estados Unidos, além de prestar as provas do USMLE (United States Medical Licensing Examination), o candidato deve completar a residência médica em uma instituição credenciada no país. Para isso, o aluno precisa ser aprovado no Step 1, no Step 2 CK, no OET e receber o ECFMG Certification. Durante ou após o fim da residência, o aluno pode prestar o Step 3.

100% de aprovação em diversos cursos

Estude todo conteúdo necessário para conquistar a jornada mais transformadora da sua carreira médica, com a metodologia internacional da MBSA®.

STEP 1

Prova teórica com 280 questões de múltipla escolha, tem a duração de
8 horas
. Fisiologia, patologia e farmacologia são os conteúdos mais cobrados, mas outras matérias do Ciclo Básico são igualmente importantes na hora dos estudos.

*Aulas gravadas ficam disponíveis no portal do aluno por um ano.

STEP 2 CK

O Step 2 CK avalia as competências de ciências clínicas aplicadas aos cuidados do paciente (diagnóstico, prognóstico e tratamento). O candidato deve responder um total de 318 questões de múltipla escolha, com resposta única ou melhor combinação. Os conteúdos cobrados estão relacionados ao Ciclo Clínico – metade sobre medicina interna.

*Aulas gravadas ficam disponíveis no portal do aluno por um ano.

STEP 3

Sem esse Step não é possível obter o título de conclusão da residência. No primeiro dia a prova teórica dura 7h e cobra conhecimentos de fundamentos da prática independente. Já o segundo dia tem uma prova teórica focada em Medicina Clínica Avançada, com duração de 9h, e outra prova prática, com 13 estações e cerca de 4h de duração.

*Aulas gravadas ficam disponíveis no portal do aluno por um ano.

MBSA 360°

Acompanhamos nossos alunos durante todo o
processo de revalidação do diploma médico.

Apoio Imigratório

Consultoria Educacional

Personal Skills

Idiomas

Quer saber mais sobre a Revalidação
nos Estados Unidos?

Webinars & eBooks Gratuitos 🇺🇸

Tudo para quem já está se preparando, ou apenas começando a explorar as incríveis oportunidades de uma carreira médica nos Estados Unidos!

Blog da Residência Médica no Exterior

Navegue pelos posts e assine nossa newsletter para receber dicas de preparação para exames e informação sobre a vida de médico no exterior.

F.A.Q.

O que acontece depois da compra?

Logo após a confirmação do pagamento pelo PayPal, a loja online envia para o comprador um e-mail de confirmação, um recibo e uma cópia do contrato de serviço. Em seguida o aluno recebe um contato direto da academia para alinhar os próximos passos.

É possível receber o reembolso do valor do curso?

A lei brasileira concede o direito de reembolso total de compras onlines no prazo máximo de 7 dias após a compra.

Quanto custa o processo do USMLE?

O processo todo pode variar entre R$ 30 mil e R$ 100 mil, considerando provas, cursos, aplicações, viagens aos Estados Unidos, etc.

Vale a pena estudar para o Step 1 durante a faculdade de Medicina?

Sim, é o momento ideal, pois você consolida seus conhecimentos do ciclo básico, além de treinar seu inglês diariamente. Além disso, caso decida fazer algum estágio nos EUA, já vai ter cumprido alguns pré-requisitos. E caso mude de ideia, você tem até 7 anos para concluir o processo de revalidação.

Quais documentos preciso enviar para a ECFMG?

Esta é a primeira etapa que um estudante internacional deve passar para começar o processo de revalidação para os EUA. Você precisa enviar uma cópia original do seu diploma, uma cópia do seu diploma traduzido e juramentado e os três formulários do sistema.

Preciso estar formado para fazer o Step 1 do USMLE?

Não, nos Estados Unidos, os estudantes costumam fazer o Step 1 entre o segundo e o terceiro ano. Por aqui, o ideal seria fazer antes de começar o Internato, pois o conteúdo do ciclo básico ainda está recente.

É preciso comprovar proficiência em inglês para prestar o USMLE?

Não, nos Estados Unidos, os estudantes costumam fazer o Step 1 entre o segundo e o terceiro ano. Por aqui, o ideal seria fazer antes de começar o Internato, pois o conteúdo do ciclo básico ainda está recente.

É preciso comprovar proficiência em inglês para prestar o USMLE?

Não, não é necessário nenhum comprovante de proficiência em inglês, pois o conselho assume que o aluno aprovado no USMLE já possui a proficiência necessária.

Existe algum limite de idade para prestar o USMLE?

Não.

Dá para atuar em Medicina nos EUA com a residência brasileira?

Qualquer médico que deseja atender em clínicas ou hospitais precisa ter feito residência médica em território americano.

O processo de revalidação é muito demorado?

Depende do candidato. Uma pessoa muito motivada pode fazer o Step 1 em 1 ano e o Step 2 CK em 6 meses, aplicando para a vaga na residência médica na sequência.

Preciso do USMLE para participar de um fellowship nos EUA?

Não necessariamente. Existem programas que pedem as notas do USMLE e tem outros que não. A diferença entre eles é que os programas que não exigem notas do USMLE não são reconhecidos pela American Medical Association.

Qual o melhor período da faculdade para começar a se preparar para o USMLE?

Por volta do segundo ou terceiro ano da graduação em Medicina.