Oi pessoal!

Vocês conhecem a PNA? Trata-se da Prova Nacional de Acesso ao Colégio das Especialidades Médicas de Portugal. Ela é a porta de entrada para todos os médicos, portugueses ou estrangeiros, que querem atender no país. 

Antes, precisamos entender como funciona o curso de Medicina por lá. Assim como no Brasil, em Portugal a graduação tem duração de 6 anos. Porém, a estrutura curricular é diferente: são 3 anos de ciclo básico e 3 anos de ciclo clínico. No último ano, os alunos começam o estágio supervisionado – o nosso internato. 

Depois desses 6 anos, para obter autonomia o aluno precisa cursar mais um ano, o chamado Internato de Formação Geral (aqui no Brasil, seria o equivalente a Residência Médica). A escolha por uma especialidade só acontece após esse sétimo ano – e é aí que entra o PNA.

O PNA é um exame único, feito anualmente. O ingresso no internato acontece após a prova, quando o candidato apresenta seu interesse. Ela deve acontecer até o final do mês de setembro, com envio de documentos e formulário de inscrição.

O número de vagas varia de acordo com o número de candidatos inscritos. Atualmente, são cerca de 2,5 mil e 3 mil vagas.

A prova

A PNA é formada por 150 questões de múltipla escolha. Ela focam principalmente no raciocínio lógico e na aplicação dos conhecimentos clínicos do candidato. O exame tem duração de 4h, divididas igualmente em dois blocos de 2h.

O conteúdo da prova é dividido em:

. Medicina: 50 %

. Cirurgia: 15 %

. Pediatria: 15 %

. Ginecologia e Obstetrícia: 10 %

. Psiquiatria: 10 %

O resultado é calculado a partir da somatória da nota da prova (90% da nota final) e da avaliação do expediente acadêmico (10%). Com ele em mãos, o candidato é colocado em um ranking. A partir disso, quem obtém as maiores notas podem escolher a especialização que desejam cursar e o hospital onde vão realizar a residência médica.

Preparado para a PNA? Estude para a revalidação do seu diploma com a MBSA! Nossa turma para a primeira fase do processo encerra esta semana as inscrições! Não perca esta chance de iniciar uma nova jornada rumo à Portugal! 

Share This
%d blogueiros gostam disto: