Oi pessoal!

Estudar para o USMLE não é uma tarefa fácil: como eu sempre digo, envolve dedicação, persistência e tempo. Obter uma boa nota no exame para a residência médica nos Estados Unidos é um processo bastante desafiador, mas está longe de ser inviável. 

Costumo comparar o tempo de preparação para os steps com o treinamento para uma maratona ou uma escalada de grandes proporções. Não dá para começar a preparação na semana da prova. Mas então quando é o momento ideal para começar a estudar para o USMLE? Vale a pena iniciar os estudos ainda na faculdade?

Step 1

O USMLE é composto por três provas. O Step 1 conta com 280 questões de múltipla escolha e é focado no conteúdo do ciclo básico da faculdade de Medicina, cobrando conhecimentos em matérias como Bioquímica, Farmacologia, Genética e Patologia.

Por isso, o mais indicado é que você comece a se preparar para prestar o exame após os dois primeiros anos da faculdade, quando concluir o ciclo básico. Aqui na MBSA, indicamos que os interessados que ainda estão na universidade reservem, no mínimo, um ano para estudar. Temos cursos de 2 e 3 anos também, para quem precisa de mais tempo de preparação. Cada caso é específico – e justamente por isso conversamos com os interessados, para entender o perfil de cada um.

A prova é agendada, com uma data definida pelo próprio candidato. Por isso, não vá para a prova se você não tem certeza que está realmente preparado. Embora você possa refazer o exame em caso de reprovação, isso acende um sinal de alerta (o famoso “red flag”) para hospitais mais concorridos.

Step 2

Até o ano passado, o USMLE Step 2 era dividido em duas etapas, CK (Conhecimento Clínico) e CS (Competências Clínicas). Contudo, este último foi excluído do exame (saiba mais nesta live), se tornando inteiramente teórico.

Para esse exame, o ideal é já ter começado o internato. É preciso preparação específica, pois a prova é muito diferente dos exames que os estudantes brasileiros estão acostumados. Aqui na MBSA, nossos alunos reservam cerca de 6 meses para o Step 2 CK.

Step 3

Esta é a etapa para quem já está concluindo a residência nos Estados Unidos. Embora não seja obrigatória para obter a revalidação, sem ela não é possível se tornar especialista. Nossas aulas preparatórias duram cerca de um mês.

Do ponto de vista de quem já fez a prova e atua hoje como professora, eu digo a vocês que, sim, precisa de dedicação, de trabalho duro, mas é totalmente possível. Quer um motivador? No primeiro ano de residência, a grande maioria dos alunos aprovados já começa a receber uma bolsa de 60 mil dólares por ano, além do seguro saúde. E, depois de formado, nos Estados Unidos não faltam vagas para médicos.


Você não precisa quebrar a cabeça sozinho! A missão da MBSA é justamente facilitar seu caminho até os Estados Unidos: nossos cursos oferecem aulas com os conteúdos de cada prova que você vai prestar para ser aprovado. Além disso, você também tem acesso aos principais bancos de questões, apostilas mais utilizadas, consultorias individuais, aulas de inglês médico e muito mais!
Mande uma mensagem para nós e garanta sua aprovação!

Share This
%d blogueiros gostam disto: