O USMLE®

United States Medical Licensing Examination

O United States Medical Licensing Examination® (USMLE®) é o exame oficial para obter a licença médica nos Estados Unidos. É composto por 3 exames, um para cada uma das três etapas ou “Steps” (Step 1, Step 2 CK e Step 3) e coordenado pela Federação de Conselhos Médicos Estaduais (FSMB) e pelo Conselho Nacional de Examinadores Médicos (NBME) dos Estados Unidos.

$

O que é avaliado

Mais do que um simples exame, o USMLE® avalia a disposição do aluno para se tornar um médico. Em cada questão centrada no paciente, o USMLE® mede o quão bem um aluno é capaz de integrar e aplicar conhecimento científico, conceitos e habilidades em um cenário clínico. O objetivo do USMLE® é garantir que todos os futuros médicos nos EUA possam aplicar conhecimento, conceitos e princípios da medicina aos acontecimentos da vida real de forma segura e eficaz.

$

Residência e trabalho nos EUA

Para exercer a medicina nos Estados Unidos, além de prestar as provas do USMLE, o candidato deverá completar a residência médica em uma instituição credenciada nos Estados Unidos. Para aplicar para a residência médica, o aluno devera ter concluído o Step 1, o Step 2, e recebido o ECFMG Certification.

TESTIMONIALS

O que dizem nossos alunos

No ano de 2020, fui aluna do curso do Step 1 da MBSA. O curso superou em muito as minhas expectativas (que já eram altas) e posso dizer que, um ano depois, estou muito satisfeita com meu progresso. Acredito que a MBSA me proporcionou não apenas as bases teóricas para estar preparada para os Step 1, mas também me auxiliou no meu desenvolvimento individual como futura médica. Recomendo o curso a todos e posso dizer que fico feliz de fazer parte da comunidade de alunos da MBSA.

Letícia Sueiro Posse, 6º período

Universitá di Bologna – Itália

Ao longo da jornada com a Medical Boards, pude observar uma equipe atenciosa e qualificada, que esteve sempre presente em me auxiliar no máximo desenvolvimento das minhas habilidades. Apesar da dificuldade da prova do Step 1, acredito que a MBSA foi essencial em sistematizar o conhecimento necessário e o entregar de forma organizada, simples e direta. Sou muito grato à Dra Juliana e ao resto da equipe pela atenção e cuidado.

Rick Moraes, 11º período

Kursk Medical University – Russia

STEPS

As Etapas do USMLE®

Step 1

Exame teórico | 280 questões | 8h

O Step 1 é o primeiro exame do USMLE® e o mais temido por muitos estudantes. O Step 1 é um exame de computador de oito horas, composto por 280 perguntas de múltipla escolha (resposta única), divididas em sete blocos de uma hora cada. O Step 1 avalia os principais conceitos científicos básicos de anatomia, ciências comportamentais, bioquímica, biologia molecular, microbiologia, patologia, farmacologia, fisiologia, genética, imunologia e nutrição aplicados a cenários clínicos. A pontuação mínima para passar no Step 1 é de 196. No entanto, dada a competição por uma vaga de residência nos Estados Unidos, é melhor garantir uma pontuação acima de 230. ⇒ A partir de 2022 o Step 1 passará a ser Pass/Fail.

No Blog da Residência Médica no Exterior você pode ler mais detalhes sobre o Step 1 e o processo de residência nos Estados Unidos, neste post

Embora um estudante nos EUA normalmente preste o Step 1 no final do segundo ano da faculdade de medicina, um médico graduado em outro país pode realizá-lo a qualquer momento. Recomendamos não adiar o início da preparação. Se possível, recomendamos começar a preparação nos primeiros anos do curso de medicina. Ter feito o processo durante o curso possibilita ao aluno aplicar para a residencia médica nos Estados Unidos assim que se forma, o que é muito vantajoso já que inúmeras instituições americanas preferem recrutar recém-formados. O Step 1 exige um tempo de preparo exclusivo, portanto, a recomendação da MBSA® é de que o aluno dedique, ao menos, um ano para rever todo o conteúdo testado durante o exame.

Step 2 CK

Exame teórico | 318 questões | 9h

O Step 2 CK tem como foco principal avaliar as competências de ciências clínicas aplicadas ao gerenciamento de cuidados ao paciente (diagnóstico, prognóstico e tratamento), promoção da saúde e prevenção de doenças. Eh uma prova de computador que dura nove horas e contém 318 perguntas de múltipla escolha (resposta única e melhor combinação), divididas em 9 blocos de uma hora cada.O Step 2 CK avalia os principais conceitos clínicos dos diferentes órgãos e sistemas aplicados nas seguintes áreas: Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Medicina Preventiva, Psiquiatria e Cirurgia. Também requer conhecimento de Bioestatística e Epidemiologia, com ênfase na interpretação da literatura médica. As questões do Step 2 CK também medem o grau de profissionalismo e a segurança que o estudante tem em contato com os pacientes.

A pontuação mínima para passar no USMLE® Step 2 CK é 209. Como no Step 1, quanto maior a pontuação, melhor é a chance de competir por uma vaga de residência nos Estados Unidos. Embora os alunos se sintam mais confiantes com o conteúdo testado no Step 2 CK, esse exame também exige um tempo de preparo exclusivo, portanto a recomendação da MBSA® é de que o aluno dedique, ao menos, quatro meses para rever todo o conteúdo testado durante o exame.

Step 2 CS

Prova prática | 12 consultas | 8h

Até maio de 2020 o Step 2 do USMLE era dividido em uma prova prática (Step 2 CS) e uma teórica (Step 2 CK). Em janeiro de 2021, FSMB e NBME anunciaram a descontinuação definitiva da prova prática (Step 2 CS). O foco do Step 2 CS era avaliar a qualidade do encontro com o paciente, tanto em termos de habilidades clínicas quanto habilidades interpessoais. Durante o exame, o estudante de medicina era solicitado a fazer uma anamnese, exame físico e determinar possíveis diagnósticos diferenciais e recomendações de acompanhamento para 12 pacientes padronizados (SPs).
As duas instituições responsáveis pelo USMLE indicaram que pretendem trabalhar com os conselhos médicos estaduais e instituições de ensino para determinar formas novas e criativas para avaliar as habilidades clínicas dos candidatos. ⇒ Informaremos no blog e nossas redes sociais a evolução destas mudanças.

Step 3

Exame teórico | 500 questões | 2 dias

O Step 3 é o exame final no caminho para obter a licença para praticar a medicina sem supervisão nos Estados Unidos.

O Step 3 é um exame composto de aproximadamente 500 perguntas, dividido em dois dias:

  • Dia 1 – Step 3 FIP (Fundamentos da Prática Independente);
  • Dia 2 – Step 3 ACM (Medicina Clínica Avançada).

Enquanto o Step 3 FIP avalia as bases de um bom atendimento clínico – bioestatística, epidemiologia e manejo da saúde da população; interpretação da literatura médica; ética médica; e segurança do paciente -, o foco do Step 3 ACM está no manejo do paciente, incluindo diagnóstico, prognóstico e acompanhamento. ⇒ O Step 3 é, normalmente, prestado após um ano ou ao final da residência médica.

OBJECTIVES

Objetivos dos cursos e resultados esperados

Z

Conhecimento médico de excelência aplicado à prática clínica

Os alunos serão capazes de demonstrar e aplicar o conhecimento sobre as ciências médicas, clínicas, epidemiológicas e sócio-comportamentais não só para responder as questões do USMLE, mas principalmente para aplicar esses conhecimentos à prática da medicina ao longo da vida. O aluno deve esperar com esses cursos aprofundar seus conhecimentos em:

  1. Fundamentos científicos e humanísticos da medicina;
  2. Etiologia, fisiopatologia, apresentação clínica, diagnostico, conduta e manejo de doenças;
  3. Manutenção da saúde e prevenção de doenças

Os nossos alunos serão capazes de demonstrar uma compreensão básica de como idade, gênero, raça, classe cultural e socioeconômica afetam o manejo de pacientes

Usando anamneses do paciente, exame físico, resultados laboratoriais e de imagem, os nossos alunos serão capazes de construir diagnósticos diferenciais adequados e saberão conduzi-los apropriadamente.

Z

Habilidades Interpessoais e de comunicação

Nos nossos cursos, o aluno aprenderá a demonstrar habilidades interpessoais e de comunicação para troca eficaz de informações com pacientes, suas famílias e colegas de profissão

Z

Profissionalismo

O aluno aprenderá os sistemas éticos que regem a prática médica nos Estados Unidos (confidencialidade, consentimento informado, autonômica, beneficência e não maleficência).

Z

Colaboração interprofissional

Nos nossos cursos, nossos alunos terão contato com uma equipe interprofissional focada em melhorar a experiência educacional dos alunos. Nosso objetivo é manter um clima de respeito mútuo, dignidade, diversidade, integridade ética e confiança

Z

Desenvolvimento pessoal e profissional

Nos nossos cursos, os nossos alunos terão oportunidade de se desenvolver nos níveis pessoais e professionais através do contato com a comunidade de docentes, alunos e ex-alunos da MBSA

Tire suas dúvidas com nossos especialistas

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você por Whatsapp

Contato

13 + 6 =

Veja todos os detalhes dos cursos

Conheça a descrição detalhada dos nossos cursos de preparação para o USMLE®. As 3 modalidades para Step 1 visam se adequar às diferentes necessidades de cada candidato. Consulte também os outros cursos da MBSA — de preparação para residência em outros países e também nossa oferta de cursos de Inglês Médico.

Todos os cursos / paísesEntre em contato