O USMLE®

O United States Medical Licensing Examination® (USMLE®) é o exame oficial para obter a licença médica nos Estados Unidos. É composto por quatro exames, divididos em três etapas ou “Steps” (Step 1, Step 2 CK & CS e Step 3) e coordenado pela Federação de Conselhos Médicos Estaduais (FSMB) e pelo Conselho Nacional de Examinadores Médicos (NBME) dos Estados Unidos.

Mais do que um simples exame, o USMLE® avalia a disposição do aluno para se tornar um médico. Em cada questão centrada no paciente, o USMLE® mede o quão bem um aluno é capaz de integrar e aplicar conhecimento científico, conceitos e habilidades em um cenário clínico. O objetivo do USMLE® é garantir que todos os futuros médicos nos EUA possam aplicar conhecimento, conceitos e princípios da medicina aos acontecimentos da vida real de forma segura e eficaz.

Etapas do USMLE

Etapa 1

Etapa 2 CK – Conhecimento Clínico

Etapa 2 CS – Competências Clínicas

Etapa 3

O Step 1 é o primeiro exame do USMLE® e o mais temido por muitos estudantes. O Step 1 é um exame de computador de oito horas, composto por 280 perguntas de múltipla escolha (resposta única), divididas em sete blocos de uma hora cada. O Step 1 avalia os principais conceitos científicos básicos de anatomia, ciências comportamentais, bioquímica, biologia molecular, microbiologia, patologia, farmacologia, fisiologia, genética, imunologia e nutrição aplicados a cenários clínicos. A pontuação mínima para passar no Step 1 é de 192. No entanto, dada a competição por uma vaga de residência nos Estados Unidos, é melhor garantir uma pontuação acima de 220.

Embora um estudante nos EUA normalmente preste o Step 1 no final do segundo ano da faculdade de medicina, um médico graduado em outro país pode realizá-lo a qualquer momento. O Step 1 exige um tempo de preparo exclusivo, portanto, a recomendação da MBSA®  é de que o aluno dedique, ao menos, seis meses para rever todo o conteúdo testado durante o exame.