Oi pessoal!

O sistema de saúde dos Estados Unidos é muito diferente do brasileiro, como bem sabemos. Ao escolher o país para mudar de carreira, é preciso considerar como acontece e quanto é a remuneração por lá.

A terra do Tio Sam não conta com um sistema público e, por isso, a forma de contratação varia bastante. Assim como aqui no Brasil, existem médicos com clínicas próprias e aqueles que mantêm contrato com algum hospital. A média salarial entre os médicos autônomos nos EUA é de US $385 mil anuais, enquanto os empregados recebem cerca de US $320 mil por ano.

Essa diferença acontece por conta da idade dos médicos, na maioria das vezes. Isso porque quem atua por conta própria por lá costumam ser profissionais com anos de experiência e possibilidade de ganhos maiores, passando dos 45 anos de idade.

PCPs e ‘specialists’

É importante lembrar também que existe diferença salarial entre as especialidades. Os médicos generalistas são conhecidos como “primary care physicians” (PCP) e correspondem aos profissionais da Pediatria, Clínica Médica e Medicina da Família. Estes geralmente estão entre os que recebem menos. Um pediatra, por exemplo, recebe US $244 mil por ano, em média, figurando em penúltimo lugar da lista da Medscape de 2022. Eles ficam à frente apenas dos médicos que atuam na saúde pública e/ou com medicina preventiva, que ganham em média $243 mil por ano.

Para efeitos de comparação, a especialidade médica mais bem paga nos Estados Unidos em 2022 é a Cirurgia Plástica: um médico cirurgião plástico recebe US $576 mil anuais, em média. Completam o “top 3” Ortopedia, com remuneração média anual de US $557 mil, e Cardiologia, com salário médio de US $490 mil por ano.

A Medscape divulgou uma lista com a média salarial por especialidade médica, com base no ganho dos profissionais durante o ano de 2021:

Gráfico sobre a média salarial por especialidade médica nos EUA

Diferentemente do SUS, o sistema de saúde americano não conta com repasses, por isso a forma como os médicos são remunerados é um pouco diferente daqui. Dentre as formas de pagamento, a mais mencionada foi por serviço prestado.

Entre os 13 mil profissionais que participaram da pesquisa da Medscape, 45% opta cobrar por serviço, 15% adequa o modo de cobrança de acordo com o valor cobrado.

Reajustes e bonificações

A diferença salarial, que pode chegar a mais de US $333 mil anuais, acontece porque algumas áreas são mais procuradas que outras, sem contar aquelas que têm menos profissionais disponíveis no mercado.

Ao mesmo tempo, vale a pena lembrar que reajustes na remuneração acontecem com frequência. Desde 2015, a média salarial anual de PCPs aumentou 33%, enquanto especialistas viram sua renda crescer 30%, segundo dados dos relatórios da Medscape.

Os médicos dos EUA também contam com sistemas de bonificação, complementando a renda. Geralmente são concedidos por bom desempenho e como forma de atrair para regiões com escassez de determinadas especialidades. Cerca de 57% dos médicos recebeu bônus de incentivo. Ortopedistas e oftalmologistas estão entre os que ganham os maiores incentivos: $126 mil e $100 mil, respectivamente.

Gráfico sobre a média de bônus salarial por especialidade médica nos EUA

Salários e bônus também variam de acordo com a região dos Estados Unidos. De acordo com o Medscape, Kentucky, Tennessee e Alabama foram os três estados que melhor remuneraram seus médicos:

Existem diversas vantagens em revalidar o diploma e iniciar uma carreira médica de sucesso nos EUA e o salário com certeza é uma dessas vantagens. Do Step 1 ao Match são muitos investimentos, mas a partir do primeiro ano de residência já é possível ver o retorno. Quer saber quanto ganha um residente médico nos Estados Unidos? Preparamos um artigo especialmente para você!

Os salários dos médicos americanos te animaram? Então conte com a MBSA para se preparar para uma nova jornada em sua vida profissional, rumo à América do Norte. Tire suas dúvidas pelo nosso Instagram e fique atento às nossas postagens nas redes sociais!