Para quem está sonhando em fazer residência nos Estados Unidos e começou a se informar sobre o assunto, este é um tema fundamental. Isso porque algumas dicas podem tornar o processo muito mais ágil e eficaz, como por exemplo a relação entre a fluência de inglês e os estudos para o USMLE.

Saber para qual especialidade aplicar é uma dessas dicas importantes. Tentar apenas uma especialidade e não abrir mão disso, independente do tempo que seguirá fazendo a seleção, é sempre uma opção. 

Porém, para quem tem pressa e se identifica com mais de uma especialização, a dica é escolher a mais IMG Friendly ou seja: as residências mais receptivas aos International Medical Graduates. Em outras palavras: as residências com maior incidência de aprovação de candidatos estrangeiros.

Mas como descobrir quais são essas residências? Aqui mesmo! A MBSA selecionou para você uma lista com as especialidades mais concorridas que mais aprovam estrangeiros nos Estados Unidos. Confira:

  1. Cirurgia Ortopédica: 90% unmatch (de 20 candidatos, 2 deram match)
  2. Cirurgia Geral: 72,2% unmatch (de 108, 30 deram match)
  3. Neurocirurgia: 71, 9% unmatch (de 32, 9 deram match)
  4. Ginecologia e obstetrícia: 70,4% unmatch (de 54, 16 deram match)
  5. Radiologia: 59,8% unmatch (de 82, 33 deram match)

É interessante observar, também, que algumas dessas especialidades estão entre as mais bem remuneradas nos Estados Unidos, como Ortopedia com média salarial de 557 mil dólares/mês, e Radiologia com média salarial de 437 mil dólares/mês. Quer conferir a média salarial de outras especialidades? Leia aqui.

Jovem que faz residência médica IMG friendly nos Estados Unidos. Ele está de braços cruzados e sorrindo.

Por outro lado, para cidadãos não-americanos e graduados de escolas médicas internacionais (“Non-U.S. IMG”), as cinco principais especialidades em 2022 foram:

  • Medicina Interna (Categórica) (2.545)
  • Medicina de Familía (457)
  • Pediatria (Categórica) (375)
  • Patologia (212)
  • Neurologia (200)

Se a especialidade que você deseja não aparece nesta lista, você pode conferir os dados do National Resident Matching Program, também chamado de The Match, que conecta estudantes às residências médicas nos Estados Unidos. 

Isso tudo quer dizer que é impossível ser aprovado em uma especialidade não-IMG Friendly?

Não. Mas é preciso ter uma excelente nota no Step 2 CK e cartas de recomendação muito boas, um bom currículo, entre outros detalhes.

Nós, por exemplo, temos um aluno com o sonho de fazer oftalmologia nos EUA e que está passando por esse caminho. Atualmente, ele está fazendo estágio em Yale para conseguir as cartas de recomendação e já garantiu notas excepcionais nos Steps. Então é possível, mas não é um caminho fácil.

Com a MBSA você garante um bom desempenho no USMLE. Somos a única academia brasileira com 100% de aprovação na prova americana. Inscreva-se no curso que mais se encaixa ao seu momento e conte com aulas ao vivo online, apostilas, acesso aos maiores bancos de questões e muito mais!