Se você quer ter uma carreira médica de sucesso nos Estados Unidos, tudo vai começar pela primeira etapa da prova para revalidação e residência médica nos Estados Unidos, o Step 1 do USMLE (United States Medical Licensing Examination). 

Antes de saber os detalhes sobre o Step 1, você vai precisar se informar sobre a burocracia que precisa ser resolvida antes de fazer o exame. Mas, calma, a gente te ajuda! O princípio de toda a burocracia é bastante simples: para se tornar um médico nos Estados Unidos, você precisa fazer residência médica lá. 

Porém para fazer a residência, você precisa ser aprovado nas provas do USMLE – a começar pelo Step 1– e ter seu diploma reconhecido pela ECFMG (Education Comission for Foreign Medical Graduates). Aqui você encontra todos os detalhes para resolver essa etapa burocrática sem dor de cabeça.

Nesta etapa voltada para a documentação você verá que a sua universidade precisa ter sponsor note no WDOMS (World Directory of Medical Schools), isso nada mais é que um reconhecimento da universidade pelo diretório. Informe-se sobre isso aqui.

Passada a parte burocrática, chegou a hora de saber mais sobre o Step 1. Antes de tudo é importante ter em vista que nesta etapa o que será avaliado é o seu conhecimento sobre conceitos importantes das ciências básicas e da prática da medicina.

Além do seu domínio sobre os assuntos de ciências que fornecem uma base para a prática segura e competente da medicina, o exame também vai avaliar o seu conhecimento sobre os princípios científicos necessários – a sua base de conhecimento – para assegurar que você poderá seguir se aperfeiçoando ao longo da sua carreira médica. 

O Step 1 é formado por uma série de perguntas com conteúdo integrado sobre a ciência básica, dividida em duas dimensões: sistema e processo.

O exame é dividido em 15 minutos de tutorial, sete blocos de 60 minutos, feito no computador, com duração de 8 horas e 45 minutos de intervalo que você pode usar entre os blocos. O número de questões por bloco do exame pode variar, mas não excede 40. Já o número total de perguntas na prova é de até 280.

Reunimos aqui várias informações para te ajudar rumo à aprovação no Step 1. Além das informações sobre a prova, neste Guia Oficial você vai encontrar tudo o que os nossos especialistas em carreira médica internacional e revalidação para os EUA recomendam para fazer uma boa prova.

Estudantes de medicina no corredor de um hospital, preparando-se para o Step 1.

Pronto para começar? 

Guia Oficial Step 1 – Informações

#1 Onde é feita a prova

As provas do Step 1 são aplicadas em várias partes do mundo, nas unidades do Prometric Center, uma empresa que opera centros de testes em mais de 160 países. O Prometic Center fornece soluções para organizações de licenciamento e certificação de instituições acadêmicas a agências governamentais. Confira as cidades brasileiras onde a prova é aplicada.

#2 A prova é realizada em inglês?

Sim! Todos os Steps do USMLE são realizados em inglês. Mas não há o que temer! Você pode estudar inglês paralelamente aos estudos para prestar o exame. Afinal, o contato com o idioma pode ser decisivo para progredir com mais rapidez. Quer saber mais sobre o aprendizado de Medical English? Confira o artigo que preparamos para você.

#3 O que acontece se eu não passar no USMLE Step 1?

É possível refazer o Step 1 até 4 vezes, se for necessário. Até 2021 esse número era maior, e os candidatos tinham a possibilidade de fazer até 6 vezes o teste. Porém em 2022 novas regras foram estabelecidas. A dica do nosso time de especialistas em carreira de medicina nos Estados Unidos é que você faça a prova apenas quando realmente estiver pronto. 

Muitas tentativas se tornam um “red flag”, o que pode te prejudicar na competição por vagas de residência em boa parte dos hospitais. Saiba mais sobre isso aqui.

Guia Oficial Step 1 – Dicas 

#1 Fique atento ao conteúdo

Agora que você já conhece os detalhes sobre o tempo da prova e a abordagem teórica, fique atento ao modo como o conteúdo é cobrado As questões são extensas, então leia atentamente. A dica aqui é ficar atento à pergunta final para entender exatamente o que está sendo perguntado.

#2 Mas, afinal, o que é cobrado?

Vamos lá: patologia, fisiologia, farmaco, bioquímica, anatomia, neuroanatomia, embriologia, histologia, microbiologia, ciência do comportamento, imunologia, genética, bioestatística e biologia molecular. Quer saber mais sobre os conteúdos? Confira o blogpost sobre isso.

#3 Nunca deixe respostas em branco

Cada pergunta não respondida é computada de forma negativa. Ou seja, sempre que você não responder isso ficará registrado como uma resposta errada. Portanto, mesmo que você não tenha certeza da resposta, tente por eliminação e marque uma alternativa.

#4 Quais são os tipos de questões?

O exame quer comprovar que você pode exercer uma carreira médica nos Estados Unidos e por isso tem perguntas sobre casos clínicos. Esse tipo de questão traz uma longa apresentação, rica em detalhes. Saiba mais sobre os tipos de questões e seja aprovado com louvor no Step 1.

#5 O que levar no dia da prova?

O único item permitido são tampões de espuma macia para os ouvidos. Eles devem estar sem embalagens para serem inspecionados. Os demais itens que você levar serão colocados em um armário do Centro de Teste.

#6 Checklist antes de sair de casa para fazer o exame

Prepare-se com antecedência para não perder a hora! Recomenda-se, também, chegar com 30 minutos de antecedência para se concentrar antes de começar. E antes de sair de casa lembre-se de checar algumas coisas: revise as regras de conduta, o comprovante de agendamento e o seu documento de identidade com foto.

#7 Prepare-se com a Medical Boards Study Academy

A Medical Boards Study Academy (MBSA) é o maior centro de estudos avançados em medicina que fornece cursos e serviços para o preparo de acadêmicos e profissionais graduados para viabilizar carreiras médicas no exterior. Escolha o curso e comece agora mesmo uma jornada rumo a sua nova vida nos EUA.

Para saber mais detalhes confira a gravação do Webinar com uma aluna MBSA aprovada com louvor no Step 1 e a entrevista com um aluno MBSA também aprovado no Step 1 com êxito.

Se precisar de ajuda para entender qual o curso mais indicado para você se preparar para o Step 1, fale com a gente. Ficaremos felizes em te auxiliar nesta jornada de sucesso.