Quem tem o interesse de exercer a Medicina em Portugal e em toda União Europeia, temos uma notícia bastante favorável. Neste conteúdo, responderemos uma pergunta bastante recorrente:

“Afinal, é mesmo possível atuar em outros países da Europa, após a revalidação do diploma em Portugal?”

Sim, é possível! Mas para isso acontecer, precisa seguir alguns requisitos. Vamos lá?

Revalidação Médica em Portugal

Antes de tudo, o candidato deverá ter o diploma médico revalidado para Portugal, assim, ele conseguirá atuar em outros países da União Europeia. Caso ele já possua e queira atuar em outros países da UE, saiba que é possível, mas é importante ter em mente algumas regras.

Atuação

Primeiro de tudo, o processo de exercício em outros países não é automático, requer um certo tempo. Ou seja, o médico só pode atuar após 3 anos, no mínimo, de atuação em Portugal para ter direito ao livre trânsito para exercer a profissão em outros países da União Europeia.

Comprovação Linguística

Antes de mais nada, vamos entender o que significa esse termo? A comprovação linguística é o processo de fornecer evidências de que determinada afirmação sobre a linguagem de um país é verdadeira. 

Por isso, o médico interessado deve possuir a comprovação linguística de entendimento do país europeu em que deseja atuar, seja ele qual for.

Regras

Tenha em mente todas as responsabilidades e atribuições para conseguir atuar em toda a União Europeia. Porém, algumas regras precisam ser seguidas. 

Caso ocorra um caso inédito (como foi a pandemia da Covid-19), é possível que algum país precise de médicos e abra a exceção período de 3 anos e contrate antecipadamente.

É importante lembrar que a regra é válida apenas para alunos que fizeram a revalidação médica em Portugal. Isto quer dizer que os alunos que se formaram em Portugal, a atuação em outros países da UE é automática.

Gostou desse tipo de conteúdo? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para informar seus amigos médicos sobre este tema tão recorrente?