Oi pessoal! 

Portugal é um dos principais países que os brasileiros buscam quando decidem deixar o país. Para quem busca residência médica no exterior, Portugal significa qualidade de vida aliado a um país que fala o mesmo idioma que o nosso.

Nosso vínculo multicultural com o país europeu torna essa mudança de vida um processo menos complicado. Afinal, não se trata apenas do idioma: o clima, embora um pouco mais ameno, lembra as temperaturas daqui, o verão também é sinônimo de praia para os portugueses e eles também são apaixonados por café.

Saúde em Portugal

É preciso considerar que os idosos representam uma grande parte da população portuguesa. A expectativa de vida em Portugal é de 80,93 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal. Além disso, 20,3% da população tem mais de 65 anos. 

A aposentadoria acontece por volta dos 66 anos, com pelo menos 15 anos de contribuição. Sendo assim, os idosos conseguem aproveitar bons anos viajando e em família. 

O Sistema Nacional de Saúde oferece hospitais públicos bem equipados e Centros de Saúde, similares às nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Cada freguesia conta com um Centro de Saúde, que é a porta de entrada para o atendimento. Além disso, em Portugal é comum a figura do médico da família, com histórico de cada paciente.

O sistema é todo digitalizado e fica disponível para ser acessado em qualquer Centro de Saúde ou hospital de Portugal. Embora haja fila de espera para algumas especialidades, não é preciso aguardar muito mais que poucos dias para ser atendido. Em comparação ao resto da Europa, Portugal ainda sofre um pouco com a falta de médicos específicos, especialmente na região da capital, Lisboa. 

É importante deixar claro, contudo, que a saúde pública de Portugal não é gratuita. Os cidadãos pagam um determinado valor (as taxas moderadoras), que varia de acordo com o serviço prestado, e o governo subsidia o restante. Por exemplo, uma consulta rotineira no posto de saúde pode custar, em média, 5 euros. Já emergências no hospital podem chegar a 20 euros.

Tudo isso colabora para que a saúde em Portugal seja considerada a 9ª melhor da Europa e a 12ª do mundo. Apenas 10% da população portuguesa conta com um seguro privado de saúde. 

Brasileiros que moram, trabalham ou estão a passeio em Portugal também têm direito de utilizar o sistema de saúde pública. Para isso, é preciso solicitar o PB4, um documento que deve ser solicitado ainda no Brasil, antes de se mudar, junto ao Ministério da Saúde. O documento é válido por um ano e é renovável.

Qualidade de vida

Portugal tem uma expectativa de vida de 81 anos e se destaca pela vida calma e com baixos índices de violência. Segundo o Global Peace Index 2022, o país é o sexto mais seguro do mundo atualmente. Por exemplo, dados de 2018 do Pordata, mostram que acontecerem 81 homicídios em Portugal, enquanto no Brasil, no mesmo período, foram 51.589 homicídios, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.  

O país tem um dos custos de vida mais baratos da União Europeia: um casal consegue viver tranquilamente com 1,5 mil euros mensais, pagando contas, saindo para comer fora e mantendo uma vida social ativa. Claro, os custos em Lisboa são um pouco mais altos que no restante do país.

Educação, transporte e diversos outros serviços também tornam uma grande vantagem morar em Portugal. A educação pública é reconhecida por sua qualidade: a maioria dos estudantes do ensino básico estuda nas escolas públicas. As universidades públicas também são acessíveis e, geralmente, sobram vagas.

Portugal te conquistou? Então anota mais essa dica: MBSA fez um webinar com a Dra. Adriana Motta, ela contou como foi sua experiência com o processo de revalidação do diploma médico para o país. Veja os insights de quem já passou pelo Revalida Portugal!