Ingressar em uma faculdade de medicina brasileira é uma tarefa com alto grau de dificuldade. O que pouca gente sabe é que a concorrência acirrada do Brasil não se repete em outros países do mundo. 

Enquanto no Brasil os vestibulares frequentemente registram de 100 a 300 candidatos por vaga, a concorrência na Itália gira em torno de apenas 9 candidatos/vaga.

Em 2021, dentre as 20 faculdades mais concorridas no Sistema de Seleção Unificado (SiSU), 18 eram cursos de Medicina. As vagas eram destinadas a instituições como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com a concorrência consideravelmente mais baixa, cursar uma faculdade de medicina se tornou mais fácil para quem está disposto a morar na Itália. Além da baixa concorrência, o custo de vida nas pequenas cidades italianas, o diploma internacional válido em toda Europa e muitos outros motivos tornam a empreitada vantajosa para os estudantes brasileiros.

Uma curiosidade bastante atrativa é a língua em que as aulas são ministradas. Tanto o vestibular quanto as aulas de medicina podem ser feitas em inglês. Não é preciso saber falar italiano.

Se interessou em estudar na Itália? Confira o passo a passo para conquistar o seu diploma médico europeu.

  1. Decida em que língua você vai estudar

As vagas para cursar medicina em inglês são distribuídas em 13 universidades e na língua italiana o curso é ofertado por cerca de 100 universidades. Escolha a língua que é mais familiar para você. Se você optar pelo inglês, aperfeiçoe o seu medical english com a MBSA.

  1. Faça as contas

Embora as universidades sejam públicas, os cursos são pagos. Mas isso não é motivo para desânimo. As universidades italianas mais baratas cobram 11 euros por mês – o que equivale a cerca de R$ 61.

  1. Inscreva-se no IMAT (International Medical Admission Test)

A seleção é realizada em várias cidades ao redor do mundo, inclusive em São Paulo. Mas atenção: as vagas para fazer a prova em São Paulo na modalidade de curso em inglês acabam rápido. Então garanta a sua vaga na seleção. Confira aqui como realizar a inscrição.

  1. Prepare-se para o IMAT

Antes de qualquer coisa, é importante saber que o IMAT tem uma lógica diferente dos vestibulares brasileiros. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o IMAT.

 5. Prepare-se com a MBSA

Usamos as melhores metodologias de estudo do mundo para garantir a aprovação dos nossos alunos. Inscreva-se no nosso preparatório on-line para o IMAT.