Oi pessoal!
Revalidar o diploma médico para outro país envolve muito mais do que fazer uma prova e passar. É transformar toda a sua vida e da sua família também. Por isso, é importante conhecer o país que será seu futuro lar.
Em Portugal, um dos principais atrativos é a qualidade de vida que o país oferece. Além da expectativa de vida de 81 anos, um dos destaques é o baixo custo de vida: está entre os mais baratos da União Europeia. Um casal consegue viver tranquilamente com 1,5 mil euros mensais, pagando contas, saindo para comer fora e mantendo uma vida social ativa. Claro, os custos em Lisboa são um pouco mais altos que no restante do país.
Educação, transporte e diversos outros serviços também tornam uma grande vantagem morar em Portugal. A educação pública é reconhecida por sua qualidade: a maioria dos estudantes do ensino básico estuda nas escolas públicas. As universidades públicas também são acessíveis e, geralmente, sobram vagas.
A segurança é outro fator que pesa muito na escolha da maioria dos imigrantes que escolhem o país. Portugal investe forte no sistema de segurança pública, tornando possível que a polícia atue de forma preventiva. Segundo o Global Peace Index 2022, o país é o sexto mais seguro do mundo atualmente – e está há anos entre os primeiros colocados.
Para médicos, Portugal é o país mais fácil de obter a revalidação do diploma médico. Sem ter a necessidade de comprovar proficiência em português, o caminho fica ainda mais rápido. Não é necessário universidades com sponsor note do WDOMS, como é o caso dos EUA, por exemplo. O processo, embora com datas mais estabelecidas, conta com provas relativamente mais fáceis – quando você considera o USMLE, por exemplo.
Você pode descobrir o passo a passo da revalidação do seu diploma neste post do Blog da Residência Médica no Exterior. Já neste outro post, você descobre como funciona a equivalência de Especialização.