“Quero fazer residência médica no exterior, mas minha universidade não tem nota no WDOMS, e agora?”
Atualização: 06/01/2022
Se você está revalidando seu diploma médico para os Estados Unidos ou Canadá, já sabe: um dos primeiros passos é verificar se a universidade que você se formou tem a famosa sponsor note no WDOMS. Mas o que isso significa?
O World Directory of Medical Schools (WDOMS) é a principal referência para instituições nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Dinamarca e Coreia do Sul. Para fazer a equivalência da sua graduação, os conselhos de Medicina destes países exigem que você tenha se formado em uma universidade reconhecida pelo diretório. Isso porque é nele que estão listadas todas as escolas de Medicina do mundo.
Mas como verificar se a sua universidade realmente tem uma nota no diretório? Montamos um passo a passo para você checar isso:
Como checar o sponsor note da minha universidade no site do WDOMS
Primeiro passo
Para checar se a sua universidade está cadastrada no banco de dados do WDOMS, basta visitar o site da instituição: search.wdoms.org. A dica aqui é selecionar o país e buscar por apenas uma das palavras do nome de sua universidade, sem incluir a cidade.
Por exemplo, se você está cursando ou se formou na PUC-SP, escreva apenas “pontificia” no campo “Medical School Name”. Dessa forma, você chega até sua universidade sem grandes frustrações.
Mesmo assim, é possível que você não encontre. Nesse caso, não se desespere. Nossa dica, nesses casos, é que você faça uma busca apenas pelo nome da cidade da sua universidade. Dessa forma, aparece uma lista de universidades da localização indicada – e você pode acabar encontrando sua instituição de ensino.
Isso acontece porque algumas universidades contam com um nome comercial diferente do oficial. Na hora de se cadastrar no WDOMS, optam por usar esse nome oficial e acaba causando confusão nos estudantes.
Segundo passo
Ao encontrar sua universidade, você deve clicar no nome dela. Na próxima janela, você vai se deparar com algumas informações, como contato e detalhes do curso.
A informação mais importante para quem está se preparando para residência médica no exterior, porém, é a que consta na aba “Sponsor Note”. Lá estará a declaração se a faculdade está acreditada ou não.
Para os alunos que vão para o Canadá, a mensagem deverá aparecer da seguinte forma: “Medical degrees obtained from this medical school are acceptable to the provincial/territorial medical regulatory authorities in Canada”.
Já os alunos que têm os Estados Unidos como destino, vão se deparar com a seguinte mensagem: “Students and graduates of this medical school are eligible to apply to ECFMG for ECFMG Certification and for examination”.
Terceiro passo
Caso a sua universidade não conste na lista (ou até esteja, mas não seja reconhecida com sponsor note), é preciso que a sua faculdade faça a solicitação para ser incluída na lista do WDOMS.
Você pode entrar em contato com o reitor da sua universidade ou com o setor responsável pelo relacionamento internacional para cobrar essa inscrição. Não adianta cobrar do WDOMS, pois não são eles os responsáveis pelo processo de reconhecimento que fará a inclusão na lista.
A universidade pode enviar um email para medschoolreview@ecfmg.org e obter mais informações, mas, em resumo, ela terá que entrar em contato com o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM) e solicitar a acreditação. O processo pode ser demorado – e, por isso, muitos estudantes acabam optando por solicitar transferência para uma universidade que já tenha o Sponsor Notes e evitar a dor de cabeça. Além disso, algumas mudanças devem ser feitas daqui alguns anos.
A partir de 2024
Quem for passar pelo processo de revalidação a partir de 2024, precisa ficar atento ao novo processo de acreditação cobrado pela ECFMG. Até então, a nota do SAEME era o suficiente, mas a partir de 2024 a instituição vai cobrar o reconhecimento da Federação Mundial de Educação Médica (WFME, na sigla em inglês).
Candidatos que começarem a revalidação antes de 2024, mas que ainda estão com o processo em andamento, terão suas normas dentro das regras antigas. Você pode obter informações completas sobre as novas regras no site da ECFMG.
O processo para revalidar seu diploma não precisa ser complicado: a MBSA oferece aulas de Medicina e te acompanha durante todo o processo da revalidação para residência médica. Assim, você passa por tudo tranquilamente!
Do conteúdo das provas aos procedimentos de inscrição, estamos aqui para te ajudar a tornar seu sonho realidade! Entre em contato conosco via WhatsApp e garanta seu sucesso no exterior!