Oi pessoal!

“O que fazer caso minha universidade não esteja na lista do WDOMS?” Essa pergunta se tornou muito comum aqui no Blog da Residência Médica no Exterior nos últimos meses. Hoje, vamos dedicar um tempinho exclusivamente para respondê-la.

Para os médicos que desejam atuar no exterior, o primeiro desafio consiste em ter um diploma reconhecido – e para iniciar esse processo de revalidação, geralmente é preciso que a universidade conste na lista do World Directory of Medical Schools (WDOMS). Ela é referência para diversas instituições, pois é onde estão listadas todas as escolas de Medicina do mundo.

Explicamos isso há algumas semanas aqui no blog (neste post), mas vamos recapitular brevemente alguns pontos e detalhar melhor todo o processo para descobrir o Sponsor Notes de sua universidade.

Primeiro passo

Para checar se a sua universidade está cadastrada no banco de dados do WDOMS, basta visitar o site da instituição: search.wdoms.org. A dica aqui é buscar por apenas uma das palavras do nome de sua universidade e não incluir a cidade. 

Por exemplo, se você está cursando ou se formou na PUC-SP, escreva apenas “pontificia” no campo “Medical School Name”. Dessa forma, você chega até sua universidade sem grandes frustrações.

Mesmo assim, é possível que você não encontre. Nesse caso, não se desespere. Nossa dica, nesses casos, é que você faça uma busca apenas pelo nome da cidade da sua universidade. Dessa forma, aparece uma lista de universidades da localização indicada – e você pode acabar encontrando sua instituição de ensino. 

Isso acontece porque algumas universidades contam com um nome comercial diferente do oficial. Na hora de se cadastrar no WDOMS, optam por usar esse nome oficial e acaba causando confusão nos estudantes.

Segundo passo

Ao encontrar sua universidade, você deve clicar no nome dela. Na próxima janela, você vai se deparar com algumas informações, como contato e detalhes do programa.

Porém, para nós neste momento a informação mais importante é o que consta na aba “Sponsor Note”. Lá estará a declaração se a faculdade está acreditada ou não.

Terceiro passo

Caso a sua universidade não conste na lista (ou até esteja, mas não seja reconhecida com Sponsor Note), é preciso que a sua faculdade faça a solicitação para ser incluída na lista do WDOMS.

Você pode entrar em contato com o reitor da sua universidade ou com o setor responsável pelo relacionamento internacional e cobrar essa inscrição. Não adianta cobrar do WDOMS, pois não são eles os responsáveis pela inclusão.

A universidade pode enviar um email para medschoolreview@ecfmg.org e obter mais informações, mas em resumo ela terá que entrar em contato com o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM) e solicitar a acreditação. O processo pode ser demorado – e, por isso, muitos estudantes acabam optando por solicitar transferência para uma universidade que já tenha o Sponsor Notes e evitar a dor de cabeça. Além disso, algumas mudanças devem ser feitas daqui alguns anos.

A partir de 2024

Quem for passar pelo processo de revalidação a partir de 2024, precisa ficar atento ao novo processo de acreditação cobrado pela ECFMG. Até então, a nota do SAEME era o suficiente, mas a partir de 2024 a instituição vai cobrar o reconhecimento da Federação Mundial de Educação Médica (WFME, na sigla em inglês).

Candidatos que começarem a revalidação antes de 2024, mas ainda esteja com o processo em andamento, terá suas normas dentro das regras antigas. Você pode obter informações completas sobre as novas regras no site da ECFMG.


O processo para revalidar seu diploma não precisa ser complicado: a MBSA oferece assessorias e aulas de Medicina, para você passar por tudo tranquilamente! Do conteúdo das provas aos procedimentos de inscrição, estamos aqui para te ajudar a tornar seu sonho realidade! 
Mande uma mensagem para nós e garanta seu sucesso no exterior!

Share This
%d blogueiros gostam disto: