Oi pessoal!

Seja você um estudante ou um médico formado, certamente já deve ter ouvido falar do fellowship. Esta é uma etapa muito comum para médicos que vão atuar nos Estados Unidos. Mas o que é exatamente um fellowship? E como ele funciona?

Primeiramente é preciso entender como funciona o processo de formação médica nos Estados Unidos. Após concluir a faculdade, o novo profissional (já aprovado nos steps 1 e 2) começa a sua residência. Uma vez que ela tenha sido concluída, alguns optam por se especializar ainda mais – e o fellowship é a melhor opção para isso.

O que é o fellowship? Bem, ele é como se fosse uma especialização pós-residência médica. O profissional que participa de um programa de fellowship é chamado de fellow e trabalha em tempo integral na sua área, sendo tutelado por outro médico experiente. Dessa forma, você poderá atuar dentro do hospital onde está estudando. 

“Ah, então eu posso usar um programa de fellowship, em vez de refazer minha residência?”. Não! A licença para fellowship serve apenas para o hospital do programa que você está participando – e uma vez encerrado o curso, adeus licença… Além disso, ele não te oferece a independência no atendimento.

Clinical Fellow

Existem dois tipos diferentes de fellowship para médicos nos Estados Unidos. O primeiro deles é conhecido como Clinical Fellow, e é a ele que geralmente as pessoas se referem. Eles são basicamente a residência somada a um treinamento clínico mais direcionado – a subespecialização. Esses programas costumam durar, em média, três anos. Após a conclusão, o fellow pode começar a atuar por conta própria. 

Existem diversos programas de Clinical Fellow, de acordo com a residência que você fez. Em Clínica Médica, por exemplo, existem subespecializações em áreas como Alergia e Imunologia, Doenças Cardiovasculares, Geriatria, Hematologia, Nefrologia, Oncologia, etc. Já os residentes de Cirurgia Geral podem optar por Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Oncológica, entre várias outras.

Para concorrer a uma dessas bolsas, você precisa ter feito alguma residência antes, mesmo que seja só um ano. Além disso, é preciso ter boas notas nos steps 1 e 2. Se você está se preparando para revalidar seu diploma para lá, certamente já sabe como funciona o USMLE – caso ainda não, pode descobrir neste post do Blog da Residência Médica no Exterior

Research Fellow

O segundo tipo de fellowship é o Research Fellow. Este é específico para quem vai entrar na área de pesquisa. A duração varia de um ano a vários anos, de acordo com cada programa, e a maioria não é remunerado – embora existam alguns programas que paguem, mas esses são mais concorridos. A maioria desses fellows são médicos IMG ou americanos que desejam fazer publicações para aumentar as chances de conseguir uma residência em um hospital renomado.

Essa é uma opção vantajosa para quem quer ter alguma experiência internacional, mas não deseja exatamente morar nos Estados Unidos. Isso porque neste caso você não precisa ter revalidado seu diploma – já que atuará sob supervisão e em nenhum outro local além do hospital do programa. Contudo, provavelmente você terá que comprovar proficiência em inglês, com o TOEFL. Não é exatamente obrigatório ter concluído sua residência, mas fica bem mais difícil conseguir uma vaga sem ela.

É fácil conseguir um fellowship? Bem, depende. Certamente você já deve ter ouvido falar de muito médico brasileiro que está formado e tem algum fellow, o que pode passar a impressão de que é fácil. Mas é bom entender essa diferença entre Clinical e Research Fellow, pois a maioria deles fizeram a segunda opção. 

Ou seja: caso você queira atuar como médico, é preciso fazer todo o caminho de revalidação – não tem para onde correr!


Qual é seu objetivo: ser um médico nos Estados Unidos ou conseguir um programa de fellowship? Seja qual for ele, a MBSA pode te ajudar! Somos a única Academia brasileira com 100% de aprovação no USMLE! Nossas turmas do preparatório para o Step 1 estão com vagas abertas, nos cursos de 2 anos ou 3 anos. E se você precisa de consultoria para estágio, basta agendar seu horário conosco!
Dúvidas? Entre em contato!

Share This
%d blogueiros gostam disto: