Oi pessoal!

A prova prática foi incluída nos processos de seleção para residência médica no Brasil a partir de 2004, através de uma resolução da Comissão Nacional de Residência Médica. Embora não seja obrigatória, os principais hospitais universitários e hospitais-escola costumam aplicá-la.

Entre as instituições que aplicam, a prova prática costuma valer cerca de 40% da nota final. São cobrados conhecimentos em clínica médica, cirurgia, pediatria, saúde pública, medicina preventiva, ginecologia e obstetrícia. Existem duas metodologias: habilidades práticas e multimídia.

Habilidades práticas

Bem parecido com o que acontece na prova prática de Portugal, o teste de habilidades clínicas é feito com um sistema de estações, em que o médico deve resolver uma situação teste ou um caso clínico. Em alguns casos, o “paciente” pode ser um boneco ou um ator. Mesmo assim, é preciso ficar atento e realizar todos os procedimentos – veja aqui cinco dicas.

Multimídia

É bem parecida com a metodologia já citada, mas a diferença é que não é feita com atores e estações clínicas. Nesse caso, o médico recebe um vídeo e/ou uma imagem, para responder perguntas sobre o que viu. Podem ser fotos ou vídeos de atendimentos, cirurgias ou exames de imagem.

O teste multimídia já era uma tendência por ser muito mais barato que o de habilidades práticas. Com a pandemia, ganhou ainda mais força e tem se tornado o favorito das instituições que realizam prova prática. A USP e o Sírio Libanês, por exemplo, já anunciaram que farão testes multimídia este ano.

Unicamp, Unesp, Unifesp e Santa Casa também contam com uma etapa prática, mas ainda não divulgaram se farão o teste de habilidades práticas ou multimídia este ano.

Simulation Lab

A MBSA está lançando um curso específico para quem precisa se preparar para os testes multimídia da fase prática. Ainda este mês, você vai poder contar com toda a nossa expertise em provas práticas – como USMLE (EUA) e PLAB (Reino Unido) – no curso VIP Medical Boards Simulation Lab.

Além das sessões de simulação individuais com acompanhamento de professores especialistas, você terá acesso a apostilas, videoaulas interativas, checklists e casos clínicos gravados e comentados. Tudo que você precisa para ter segurança nas provas práticas e na sua vida profissional.
Fique atento às nossas redes sociais: serão apenas 8 vagas! Você também pode entrar em contato conosco através do nosso WhatsApp e pedir mais informações!

Share This
%d blogueiros gostam disto: