Oi pessoal!

Portugal está entre os países mais próximos do Brasil, culturalmente falando. Justamente por isso, é uma das primeiras alternativas para médicos que desejam atuar no exterior. Mas você sabe como funciona o processo de revalidação para lá?

O processo para isso é cheio de detalhes. Para que um médico internacional pratique a Medicina no país é necessário obter a licença da Ordem dos Médicos. Isso só é possível após a aprovação no processo de revalidação, que pode demorar entre 5 e 10 meses para ser concluído. 

Quem conduz o processo são as universidades portuguesas. A primeira etapa é o envio da documentação, com firma reconhecida. O envio deve ser feito antes de novembro do ano corrente, para que o candidato possa participar da equivalência do ano seguinte.

O processo tem 3 etapas: 

  • Prova teórica: tem duração de 180 minutos e consiste em 120 questões de múltipla escolha. Medicina Interna, Cirurgia Geral e Pediatria são os conteúdos mais cobrados. 50% de acerto já garante a aprovação para a próxima etapa;
  • Prova prática: composta por dois segmentos de uma hora cada. No primeiro, o candidato recebe um paciente real e tem até 1h para coletar o histórico do paciente. Em seguida, recebe mais 1h para redigir um laudo;
  • Prova pública: consiste em submeter uma monografia, dissertação escrita equivalente ao Mestrado Integrado ou relatório curricular.

Cada etapa pode ser realizada no máximo duas vezes. Os valores podem variar, mas ficam na faixa de 500 euros. De acordo com o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, o calendário para quem se inscrever até novembro deste ano fica assim:

  • Prova teórica: 07/01/2022
  • Prova prática: entre abril e maio de 2022
  • Entrega da prova pública: 6 meses após a prova prática
  • Discussão da prova pública: 2 meses após entrega

Vale lembrar que Portugal é um dos países da Europa com o maior déficit de médicos, especialmente anestesiologistas, ginecologistas, obstetras e médicos da família.

Quer saber mais detalhes sobre o processo de revalidação para Portugal? A MBSA preparou um eBook exclusivo e totalmente gratuito para você! Baixe agora e saiba tudo sobre os exames, o mercado de trabalho para Medicina e muito mais! 

Você também pode assistir à gravação do nosso webinar com a Dra. Adriana Motta, específico sobre o processo. Ela é brasileira e mora em Lisboa há mais de 3 anos, atendendo na área de Pediatria. Assista!

Share This
%d blogueiros gostam disto: