Está analisando como é o processo para revalidar seu diploma em terras portuguesas e quer entender o que será preciso estudar em cada uma das 3 etapas? Nós te contamos tudo aqui, vem!

O número de médicos brasileiros interessados em exercer a medicina em Portugal cresce significativamente a cada dia. E a boa notícia é: este sonho pode se tornar real, uma vez que em Portugal existem diversos processos para a equivalência do diploma de medicina. Legal, não é?

Aqui, vamos te ajudar com todas as disciplinas e tudo que você precisa para estudar, ser aprovado de primeira e trabalhar como médico em Portugal. Aproveite a leitura e siga nossas dicas.

Bom, para um médico internacional exercer a profissão, é necessário obter a licença da Ordem dos Médicos. Ou seja, só é possível após a aprovação no processo de revalidação, que pode demorar entre 5 e 10 meses para ser concluído. Pois é! É um caminho longo a ser percorrido, mas com certeza vale a pena.

Nos últimos anos, o padrão de exames estabelecidos das fases sucessivas e eliminatórias foram:

  • Prova Teórica;
  • Prova Prática;
  • Prova Pública.

Falamos sobre cada uma delas aqui. Mas, a dúvida agora é: “o que é cobrado nas provas de revalidação do diploma médico para Portugal?

Como já dito, o exame de revalidação do diploma médico para Portugal é dividido em três fases, então vamos por partes.

Prova Teórica

É realizada presencialmente em uma instituição portuguesa de Medicina. O exame tem duração de 180 minutos e consiste em 120 questões de múltipla escolha, cobrindo as seguintes áreas da medicina:

  • Medicina Interna: 40 questões; 
  • Cirurgia Geral: 20 questões; 
  • Pediatria: 20 questões; 
  • Obstetrícia / Ginecologia: 10 questões; 
  • Prática Geral: 10 questões; 
  • Saúde Pública: 10 questões; 
  • Saúde mental: 10 questões. 

Para ser aprovado, o candidato deve obter nota mínima de 10,00 valores, sem arredondamento. Isso significa acertar 50% da prova, já que a nota vai de 0-20 lá.

Se quiser mais detalhes sobre a prova teórica do Revalida Portugal, leia nosso artigo: Guia Oficial Prova Revalida Portugal: tudo que você precisa saber sobre a primeira prova.

Prova Prática

Também é realizada somente em instituição portuguesa e é composta por dois segmentos de uma hora cada. No primeiro momento, o candidato recebe um paciente real admitido e tem até 1h para coletar o histórico do paciente e concluir um exame físico. Em seguida, o futuro profissional recebe mais 1h para redigir um laudo, que deve contar a história clínica deste paciente. 

O documento precisa de: anamnese, exame físico e proposta de diagnóstico provisório, requisição de exames complementares, discussão do diagnóstico diferencial, estabelecimento de um diagnóstico definitivo, proposta de terapia e prognóstico. 

Os resultados do exame do paciente são solicitados e fornecidos ao candidato em exame, incorporados ao relatório final do exame prático/clínico do candidato. Os documentos do candidato são então lacrados e submetidos a um painel médico supervisor, que discutirá o laudo do candidato por um máximo de 1h.

Para entender tudo sobre essa etapa, leia nosso artigo: Como funciona a Prova Prática para a revalidação para Portugal?

Prova Pública

Após a aprovação nas duas primeiras etapas, os candidatos submetem uma dissertação escrita equivalente ao Mestrado Integrado ou relatório para um painel de juízes.

São aceitos um dos seguintes artigos:

Dissertação: trabalho escrito, original, empírico, na sequência de um trabalho de pesquisa e convencionalmente realizado no final do curso de medicina; 

Monografia: trabalho original, pelo candidato, como primeiro autor, publicado ou para publicação, na forma de artigo, em português ou inglês, segundo as normas de revista científica indexada, no âmbito da clínica médica ou de pesquisa básica; 

Relatório curricular: relatório crítico da formação acadêmica do candidato e experiência profissional;

No nosso Guia Oficial Prova Revalida Portugal: tudo sobre a defesa do trabalho autoral, você poderá ler outros detalhes sobre essa etapa. 

Para trabalhar como médico em Portugal, além de fazer o reconhecimento do título, é preciso passar nestas 3 provas acima. Combinado?

E se você é médico brasileiro e tem interesse em exercer a profissão em Portugal, nós podemos te ajudar a realizar o seu sonho. Com os nossos cursos e serviços, te preparamos para o processo de revalidação médica – temos turmas com  100% de aprovação! 

Curtiu? Visite nosso site e conheça todos os nossos cursos e calendário de aulas.